Jaraguá do Sul sediou nesta terça-feira (14) a VI Reunião do Conselho Estadual e Conselhos Municipais de Educação, no Centro Empresarial (Cejas). Durante todo o dia os conselheiros debateram temas como o funcionamento do sistema municipal de ensino, a organização dos conselhos municipais de educação e os avanços e dificuldades na educação infantil.
A mesa de autoridades contou com representantes de diversos órgãos e entidades, como a Prefeitura de Jaraguá do Sul, a Secretaria Municipal da Educação, a Câmara de Vereadores, o Conselho Estadual de Educação, o Conselho Municipal de Educação de Jaraguá, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá e a Amvali. O evento iniciou com apresentação da banda municipal da Escola Luiz Gonzaga Ayroso (bairro Jaraguá 84) e da Escola Albano Kanzler (Nova Brasília), com músicas que chamaram a atenção dos presentes e, como última apresentação, o Hino Nacional Brasileiro.
O presidente do Conselho Estadual, Professor Maurício Fernandes Pereira, abriu o evento destacando a necessidade de estruturar cada vez mais os conselhos municipais e integrar as ações e aproveitou o momento para lembrar do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano, que faleceu na segunda-feira (13), com a frase “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, aquilo que fazemos para mudar o que somos”. Assim, resumiu o papel do educador, que “é sempre um aprendiz e tem como missão formar cidadãos capazes e felizes”.
Em seguida o Assessor Técnico do Conselho Estadual, Marcelo Santino, falou sobre a criação de um documento norteador para organização e funcionamento do sistema municipal de ensino, que será distribuído para todos os municípios. “Será um manual, uma cartilha que visa padronizar o sistema em todo o estado”, explicou.
Reunião dividida em temas
A reunião teve temas aos quais os conselheiros se inscreveram e debateram. Foram eles: Conselho Municipal x Sistema Municipal de Ensino; O papel e atribuições de um conselho municipal; e Avanços e dificuldades da educação infantil.
Após o intervalo do almoço foram organizadas oficinas e às 15h30 iniciou uma palestra com o coordenador da assessoria técnica do Conselho Estadual de Educação, prof. Paulo Hentz, com o tema “Construindo a qualidade dos conselhos”. O encerramento foi às 16 horas, com a palavra do presidente do Conselho Estadual de Educação, Maurício Fernandes Pereira.
(Com Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul e da Câmara Municipal)