You are currently viewing Cultivo da Pitaya é tema de curso na Amvali

Cultivo da Pitaya é tema de curso na Amvali

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Numa parceria entre a prefeitura de Massaranduba e a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), foi realizado nesta segunda-feira (27/04), o curso de cultivo da fruta pitaya.

O curso foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo, Roberto Ragagnin e pela produtora Pierina Crocetta, ambos do município de Balneário Rincão, no sul do estado.

Participaram produtores rurais, engenheiros agrônomos e técnicos das prefeituras de cinco municípios da região.

De acordo com o engenheiro Roberto, a pitaya é uma fruta exótica, orgânica que vem despertando o interesse dos consumidores devido suas qualidades nutricionais e os benefícios à saúde.

Se pode consumir a polpa da pitaya ao natural sozinha, ou em saladas, assim como processada como refresco, geleias ou doces. A polpa pode também ser utilizada para variadas preparações como: iogurtes, tortas, sucos, doces e sorvetes.

O cultivo da pitaya despertou o interesse em produtores dos municípios de Massaranduba, Guaramirim e Jaraguá do Sul, local onde já existe o cultivo da fruta. 

Um dos maiores entraves para implantação de áreas com pitaya é a pequena quantidade de informações sobre o manejo da cultura, principalmente no que diz respeito à polinização.

O próximo passo é implantar três unidades piloto como áreas demonstrativas da cultura (Ribeirão Wilde, 2o Braço do Norte, Braço do Norte).

Hoje, dia  28/04/2015 (aula prática – preferência com floração para polinização), na propriedade do Senhor. Henrique Longin, na localidade de Braço do Norte, em Massaranduba.