You are currently viewing Realizada a 1ª capacitação do Programa “Muro Seguro”

Realizada a 1ª capacitação do Programa “Muro Seguro”

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O projeto “Muro Seguro” lançado pelo CREA-SC, através da Inspetoria Regional de Jaraguá do Sul, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul, (AEAJS) e da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), capacitou nesta semana (dias 05 e 06 de maio) 55 profissionais da área da construção civil, sobre “Conceitos Gerais de Muros Seguros”, ministrado pelos engenheiros, Victor Pimentel e J. O. Avesani Neto, da empresa GeoSoluções de São Paulo.

Participaram da solenidade de abertura a engenheira Elisane Bender de Freitas, Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul (AEAJS), o Diretor Regional do CREA, Osmar Günther e o geólogo, Normando Zitta, representando a AMVALI.

O curso foi dividido em duas partes: “O que é e como fazer?” e “Como projetar?”. 

De acordo com o Engenheiro Civil Junior, Guilherme Gustavo Ohlweiler, projetista da AMVALI, no primeiro dia foram abordados temas de contextualização das diversas soluções de muros de arrimo existentes, inclusive soluções a nível internacional que hoje já estão se destacando no Brasil devido ao custo e facilidade de construção.  Os temas abordados foram critério de escolha, risco executivo, características do solo local e perfil de mão de obra, que foram explanados pelo Mestre Victor Pimentel. A apresentação proporcionou aos participantes o conceito básico para escolha do melhor tipo de contenção em suas diversas situações.

No segundo dia aconteceu o módulo “como projetar” oportunizando aos participantes aplicar, através de exemplos práticos, a realização de cálculos das estruturas de contenção. O palestrante Eng. Neto, explanou os cálculos desde a mecânica de solos até a representação gráfica dos projetos, ou seja, normas e bibliografia existentes como também as formas de cálculos com exercício em planilhas. Alguns dos temas básicos apresentados para a realização do dimensionamento foram: cálculo de empuxo, armadura em pilares, vigas, estacas e fundações.

“O curso teve sucesso e alcançou os objetivos. O próximo passo é a realização de um curso de capacitação para a aplicação prática dos sistemas apresentados. A ideia é capacitar os profissionais responsáveis pela execução da obra. Esta capacitação auxiliará a execução das contenções de forma correta, seguindo as normas técnicas e boas práticas. Entendemos que além de um projeto de qualidade a execução deve ser realizada de maneira igualmente responsável”, avalia Guilherme Gustavo Ohlweiler.