A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá neste ano continua desenvolvendo o projeto “Proteção de Nascentes”, para produtores rurais de Corupá. O objetivo é proteger nascentes, garantindo a qualidade da água utilizada para consumo humano em áreas rurais. Desde o início do projeto, já foram implantadas mais de 20 proteções de nascentes.
O município implantará nas propriedades rurais, o modelo Caxambu, que é uma tecnologia desenvolvida pela Epagri, com grande vantagem ambiental.
“Este modelo garante que a nascente não seja contaminada por agentes externos. A proteção também filtra e canaliza a água para as residências, evitando que a água barrenta chegue às residências. Outra vantagem desse método é o baixo custo de implantação, possibilitando que várias famílias sejam contempladas”, destaca Jean Marcel, Secretário de Desenvolvimento Rural.
O material necessário para elaboração da proteção de nascentes é fornecido pela Prefeitura Municipal. O auxílio com a mão-de-obra para a implantação da proteção é de responsabilidade do agricultor, sendo que o desenvolvimento é supervisionado por representantes da Secretaria. Além da proteção da nascente, são plantadas diversas mudas de espécies nativas, produzidas no Horto Municipal, na área próxima à nascente.
As famílias interessadas em implantar esse método de proteção de nascente e recuperação da área, devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.