Inscrições permanecem abertas no site da Prefeitura de Jaraguá
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDIJS) e a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria da Assistência Social, Criança e Adolescente, promovem a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada quinta e sexta-feira (9 e 10), no Centro Empresarial (Cejas). Na quinta-feira, o evento ocorrerá somente no período na manhã, das 7h30 às 11h30, enquanto que no dia seguinte os trabalhos serão realizados das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17 horas.
Além da solenidade de abertura e da aprovação do regimento interno, também está prevista para a manhã do primeiro dia do evento, a palestra “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as Idades”, que é o tema central da conferência. Essa palestra será ministrada pela presidente da Associação Nacional de Gerontologia do Brasil, a assistente social Marilia Celina Felicio Fragoso – especialista em Teoria do Serviço Social, em Serviço Social no Trabalho e em Gerontologia e também conselheira dos conselhos Estadual e Nacional dos Direitos do Idoso (CEI e CNDI).
INSCRIÇÕES – As inscrições permanecem abertas e devem ser efetuadas no site da prefeitura jaraguaense (http://portal.jaraguadosul.com.br/extras/026/inscricao.php), onde também está disponível a programação do evento. Os interessados ainda poderão se inscrever no primeiro dia do evento, porém somente no local, das 7h30 às 8 horas. De acordo com os organizadores, o objetivo dessa conferência é “propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo e o empoderamento e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa”.
EIXOS – Para atingir esse propósito, os participantes avaliarão e apontarão indicativos a partir de quatro eixos. O eixo 1, “Gestão: programas, projetos, ações e serviços”, terá como coordenadora a profissional de Educação, Joseani Paulini Neves Simas, mestre em Educação Física e doutoranda em Motricidade Humana. O eixo 2, “Financiamento: fundos da pessoa idosa e orçamento público”, será coordenado pela profissional de Educação Física e fisioterapeuta, Simone Korn, especialista em Gerontologia, em Atividade Física e Saúde e em Obesidade e Emagrecimento.
Já a coordenação do eixo 3, “Participação: política e no controle social”, estará sob a responsabilidade da psicóloga Maria Claudia Goulart da Silva, especialista em Violência Doméstica e conselheira no Conselho Estadual da Assistência Social. E o eixo 4, “Garantia dos Direitos Humanos/Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa”, terá como coordenadora a assistente social Válbia Campos Pereira, especialista em Gestão e Controle de Entidades do Terceiro Setor.
A coordenação técnica e a relatoria final da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa estará sob a responsabilidade da assistente social Fernanda Vieira, especialista em Violência Doméstica, Gestão de Recursos Humanos e “lato senso” em Praticas Pedagógicas Interdisciplinares em Metodologia do Ensino Superior.
Fontes: Marli Cardoso Baehr – presidente da Comissão Organizadora da Conferência Municipal (47) 9952-1118; Marci Deretti – presidente do CMDIJS (47) 88037328; Maristela Alberton Silva – secretária executiva do CMDIJS (47) 2106-8288