As reformas e a melhoria nas instalações esportivas dos colégios estaduais estão entre as principais preocupações da regional de Jaraguá do Sul, que na noite desta quinta-feira (9), recebeu a audiência pública do Orçamento Regionalizado para definição das prioridades para a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016 e o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. O encontro foi realizado pela Assembleia Legislativa, no campus do IFSC, em Jaraguá do Sul.
Além da educação, obras de melhoria na mobilidade das estradas da região, recursos para custeio dos hospitais e o desassoreamento da bacia do Rio Itapocu estão entre as ações elencadas pelos municípios que formam a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Jaraguá do Sul. Conforme o responsável pela SDR, Leonel Floriani, as prioridades foram discutidas com o Conselho de Desenvolvimento Regional e refletem os anseios das lideranças regionais.
A estrutura das escolas estaduais surgiu com mais ênfase durante os debates da audiência. O prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, afirmou que a maioria dos estabelecimentos de ensino necessitam de reformas. A questão também foi defendida pelo prefeito de Guaramirim, Lauro Fröhlich.
Representando a presidente da Câmara Municipal de Jaraguá, a vereadora Natália Petry, o assessor da Presidência, Dino de Lucca Moreira, relatou que por meio do Programa “Câmara Ponto com Você”, o Legislativo detectou entre os alunos dos colégios estaduais que as principais reivindicações são nas áreas da saúde, transporte público e lazer. “A sugestão dos alunos é que os equipamentos esportivos das escolas sejam reformados para que possam ser utilizados pela comunidade escolar. Infelizmente, temos escolas com quadras descobertas”, disse.
Representantes do Sinte-SC na audiência também apontaram problemas estruturais nas escolas estaduais. “Tem colégio que não tem bibloteca. Os espaços não são adequados para as necessidades das escolas”, comentou o coordenador regional do sindicato, Francisco Assis Rocha.
Deputado de Jaraguá do Sul na Assembleia, Doutor Vicente (PSDB) defendeu investimentos não apenas na infraestrutura das escolas estaduais, mas, também na ampliação do ensino em tempo integral. “Nessa audiência, os participantes tomaram decisões maduras, de forma democrática. Todos os presentes estão de parabéns pelo espírito público e a disposição de discutir o que é melhor para a região”, disse.
Outro assunto abordado na audiência, mas que não foi incluído nas prioridades, é o enfrentamento à infestação do mosquito maruim na zona rural, projeto que já vem sendo trabalhado desde o ano de 2001. O assunto foi trazido pelo presidente da Câmara Municipal de Corupá, Eddy Eipper, e pelo vereador de Massaranduba Geraldo Michelluzzi. De acordo com o secretário regional, o combate ao mosquito fará parte de um programa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.
Além do deputado Vicente Caropreso, participaram da audiência em Jaraguá do Sul Darci de Matos (PSD), Antonio Aguiar (PMDB), Kennedy Nunes (PSD) e Silvio Dreveck (PP), além do suplente Jean Leutprecht (PCdoB), que assumirá uma vaga na Assembleia na semana que vem.
Prioridades da SDR de Jaraguá do Sul:
Para a LOA 2016 e para o PPA 2016-2019
- Apoio financeiro aos hospitais da região
- Construção, ampliação e reforma de escolas, prevendo ensino em tempo integral
- Duplicação do trecho estadualizado da BR-280, incluindo ponte entre Guaramirim e Jaraguá do Sul
Para o PPA 2016-2019
- Dragagem e desassoreamento de rios
- Implantação da Rodovia do Arroz, ligando SC-413 ao Bairro Figueirinha
- Pavimentação da Rua Rio de Janeiro, interligando Schroeder com a Rodovia do Arroz, em Guaramirim
- Pavimentação da SC-414, trecho Massaranduba/Luís Alves/Blumenau
- Pavimentação da Estrada Bananal-ligação a São João do Itaperiú
- Construção da ponte do Zanotti entre Guaramirim e Jaraguá do Sul
- Elaboração e execução de projeto de pavimentação – mobilidade urbana regional
- Projeto executivo e pavimentação para a ligação de Jaraguá do Sul/Molha – Massaranduba
- Construção do contorno viário da SC-416 ligando a BR-280, em Nereu Ramos
Marcelo Espinoza
AGÊNCIA AL
Deputados e outras autoridades acompanham a audiência do Orçamento Regionalizado e Jaraguá do Sul. FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL