You are currently viewing Realizada reunião dos Colegiados de Defesa Civil da AMVALI e AMUNESC em Barra Velha

Realizada reunião dos Colegiados de Defesa Civil da AMVALI e AMUNESC em Barra Velha

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os Colegiados de Defesa Civil da AMVALI e da AMUNESC, reuniram-se na sexta-feira (31), às 09 horas, na Câmara de vereadores de Barra velha. Participaram da reunião o Coordenador Regional Defesa Civil, Antônio Edival Pereira, o Bombeiro Militar, Tenente Vamerlati, o Controlador Geral da prefeitura de Barra Velha, Marcelo Köche, o representante da ALESC,  Marcos Boettcher e engenheiros da Fractal Engenharia.

De acordo com Antônio Edival Pereira o principal objetivo da reunião foi discutir a preparação dos municípios quanto aos desastres. Os engenheiros da empresa Fractal Engenharia apresentaram o software SPEHC, que é o Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos, o qual oferece dois boletins diários e níveis de alerta através do monitoramento hidrometeorológico da ANA. A consultora do colegiado, Karine Holler, apresentou o Guia de Autoproteção para desastres e situações de anormalidade, do autor Paulo de Almeida, na qual a AMVALI e o Comitê Itapocu irão adquirir cotas de patrocínio. Foi apresentado também o Ofício nº 0204/2015/01PJ/JAR, recebido do MPSC para o Colegiado de Defesa Civil da AMVALI, o qual trata do inquérito civil em relação à Usina Hidrelétrica do Bracinho. Foram encaminhadas cópias de ofícios e documentos da Celesc Geração S.A., apresentando o contrato para elaboração dos Planos de Segurança de Barragens e os Planos de Ação de Emergência para sete usinas, entre elas a do Bracinho. A CELESC informou no documento que a inspeção na Usina do Bracinho estava programada para ocorrer no ano de 2014 e a conclusão dos Planos de Segurança de Barragens e os Planos de Ação de Emergência para o primeiro semestre de 2015, mas o colegiado não teve nenhum retorno sobre isso.

Outro assunto na pauta foi a sede do grupo GERAR, um Centro Regional de Treinamentos que será implantando em Jaraguá do Sul. Os membros do colegiado parabenizaram pela iniciativa.

Para finalizar foi apresentado o curso de SCO  que será realizado em Jaraguá do Sul nos dias 20 e 21 de agosto, ministrado pelo Coronel Neto. Marcos Boettcher da ALESC explanou sobre o Seminário de discussão e debate dos impactos do El Ninõ 2015, que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, sendo que no dia 19 com debates e discussões na Alesc e no dia 20 na UFSC, em Florianópolis.