A medida adotada pela Diretoria de Trânsito da Prefeitura de fechar o Calçadão, das 7 às 9 horas, para facilitar a carga e descarga de mercadorias foi discutida em reunião na tarde desta quinta-feira entre o prefeito Dieter Janssen, representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo, do Instituto Jourdan e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O fechamento do Calçadão para os veículos de pequeno porte começou esta semana depois que foi constatado a necessidade de um espaço maior para que os caminhões possam liberar suas cargas e para evitar que a ciclofaixa fosse interditada por estes veículos. O presidente da CDL Eduardo Schiewe, disse que a entidade solicitou reunião com a Prefeitura para se chegar a um consenso sobre a medida. Segundo Schiewe a ideia é que o fechamento do Calçadão pela manhã não gere incômodo a alguns e beneficie a outros.
O diretor de trânsito Rogério Kumlehn destacou que a medida foi tomada para evitar o que estava acontecendo de os caminhões estacionarem no espaço da ciclofaixa e assim prejudicassem os ciclistas ou colocasse em risco a segurança deles.
Segundo o prefeito Dieter Janssen, o fechamento não é definitivo desde que sejam apontadas outras propostas que facilitem a carga e descarga naquele local e garantam a segurança do trânsito no Calçadão.
Um dos pontos decididos na reunião foi que o fechamento do Calçadão vai ocorrer das 7h30 às 9 horas e não mais às 7 horas e que a Rua Expedicionário Gumercindo não deve ficar totalmente interditada no trecho que passa na frente da Caixa.
Outra questão apontada é que a medida será discutida no dia 9 de setembro em reunião da CDL com o Sebrae que vai realizar estudo para a revitalização do Calçadão. Na oportunidade, serão destacados quais as melhores opções para a carga e descarga no Calçadão para depois ser marcada nova reunião com a Prefeitura apontando outras alternativas.