O Colegiado de Saúde da Amvali, coordenado por Jair Tomelin, Secretário de Saúde de Guaramirim, realizou reunião na manhã desta quinta-feira (03). O primeiro assunto foi abordado pela equipe da secretaria de saúde de Schroeder, referente à vacina BCG para recém-nascidos. A sugestão é que a vacina seja feita diretamente nos Hospitais e não mais nos Postos de Saúde, para evitar o desperdício de doses. Cada ampola do produto contém 10 doses e após aberto perde a validade em apenas seis horas. O assunto será tratado por uma comissão que será criada pela gerência de saúde da SDR de Jaraguá do Sul.
Capacitações
A seguir os membros do colegiado analisaram a proposta da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), da Secretaria de Estado da Saúde, visando implantar ações conjuntas entre a Atenção Básica de Saúde dos municípios e os Programas Municipais de Controle da Dengue. Foram definidas realizações de capacitações para os Agentes Comunitários de Saúde nos municípios de Guaramirim (dia 27 de outubro), Schroeder (29 de outubro), Massaranduba (17 de novembro) e Corupá (18 de novembro). Jaraguá do Sul já se antecipou e vai realizar o treinamento no dia 16 de setembro. Segundo a gerente de saúde, Aline Mainardi, os cinco municípios da microrregião são de alto risco para ocorrência da dengue e com a proximidade da época quente do ano “é preciso reforçar a prevenção para evitar o agravamento do problema”. Os treinamentos para os municípios de São João do Itaperiú e Barra Velha serão oferecidos pela SDR de Joinville.
Oficinas
Ainda foram definidas duas oficinas para profissionais da saúde da microrregião. No dia 1ª de outubro, no auditório da Universidade Católica, sobre Saúde Bucal, Estratégia Saúde da Família (ESF) e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e para o dia 26 de novembro, no mesmo local, sobre Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Saúde Mental.
Febre maculosa
Outro assunto tratado na reunião foi sobre a febre maculosa. O tema foi apresentado pela enfermeira chefe da divisão de zoonoses da DIVE, Ivânia da Costa Folster e a Bióloga, Miriam Gazzi. A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda, de gravidade variável. É causada por uma bactéria transmitida por carrapatos. O objetivo é identificar as características do agente causador da doença e a sua gravidade. “Santa Catarina registrou 52 casos em 2014, sendo o segundo estado com maior incidência da doença, atrás apenas de São Paulo”, informou Ivânia.
Novembro Azul
Como último tema da pauta foi aberto espaço para o Coordenador da Rede Saúde do Homem, em Jaraguá do Sul, Antônio Marcos de Souza, que convidou os municípios a enviar representantes para uma reunião no dia 18 de novembro, às 08h30, na AMVALI, para tratar da programação do “Novembro Azul” deste ano, que é focado em ações preventivas.