O colegiado de saúde da AMVALI, coordenado pelo secretário de saúde de Guaramirim, Jair Tomelin, reuniu-se na manhã de sexta-feira (06), para tratar de diversos assuntos. O primeiro deles foi exposto pela Coordenadora de Saúde Mental em Jaraguá do Sul, Denise Thum, que apresentou a situação de falta de leitos para internação de pacientes com transtornos mentais nos Hospitais de Jaraguá do Sul.
Ela explicou que atualmente os pacientes são encaminhados para o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, que disponibiliza 30 leitos para atender toda a região Norte. “Mas o tratamento não é humanizado e temos problemas porque o Samu se recusa a transportar os pacientes com transtornos mentais”. De acordo com ela o Hospital Jaraguá oferece apenas 4 leitos para pacientes dos Caps AD (Alcool e Drogas), mas que ainda assim recusa alguns pacientes considerados graves.
Foram estabelecidas duas propostas para buscar a solução, sendo elas, uma reunião do colegiado com o Conselho Administrativo do Hospital Jaraguá e outra com a direção do Hospital Santo Antônio de Guaramirim, para levar a proposta de criação da Ala Psiquiatrica, nos respectivos hospitais.
Cirurgias eletivas
Outro assunto da pauta foram as cirurgias eletivas. Os municípios da região questionam o baixo número de cirurgias marcadas. A diretora da secretaria de saúde de Jaraguá do Sul, Cristiane Haffermann Wille , anunciou que fará um levantamento de prestação de contas junto ao colegiado. A partir desse levantamento será elaborado um documento a ser apresentado ao Secretário de Estado da Saúde.
PMAQ
A gerência de saúde da SDR alertou para o prazo para inscrição no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde, encerrado em 30 de outubro e que foi prorrogado para o dia 20 de novembro.
Tele Consultoria
O último assunto tratado foi a proposta de implantação na região do Programa de Tele Consultoria em Endocrinologia, do Ministério da Saúde, serviço oferecido pelo TeleSaúde da UFSC, de Florianópolis. A Tele Consultoria trata-se de uma consulta solicitada por médicos, enfermeiros e dentistas da rede de Atenção Básica, para um teleconsultor do Núcleo Telessaúde SC, a fim de esclarecer dúvidas clínicas sobre diagnósticos, terapêuticas, ações de saúde ou relativas ao trabalho, envolvendo o paciente.