O Colegiado de Agricultura, Pesca e Aquicultura da AMVALI, coordenado pelo secretário de Agricultura de Massaranduba, Vilson Eichstadt, reuniu-se na manhã de hoje (01/03), no primeiro encontro de 2016.
A reunião iniciou com a divulgação do Projeto Cidadania Rural/2016 desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O consultor Mateus Silvestrin disse que os municípios interessados devem se manifestar o mais breve possível para a reserva de datas. O projeto tem como objetivo orientar os trabalhadores rurais sobre a aplicação correta da legislação previdenciária rural e da legislação tributária, capacitando os trabalhadores sobre os seus direitos.
A seguir foram avaliadas as dificuldades em implantar a NFP-e (Nota Fiscal de Produtor Eletrônica) para produtores rurais. Uma das dificuldades é a precariedade de sinal da internet em vários municípios da região. Mesmo assim, o SENAR estará realizando capacitações para grupos de 10 produtores no dia 16 de março em São João do Itaperiú, dia 17 de março, em Massaranduba, dia 22 de março em Jaraguá do Sul, dia 24 de março em Guaramirim e em data a ser confirmada no mês de abril em Schroeder.
Voltou à pauta do colegiado a Feira das Delícias, que não é realizada há três anos. A sugestão a ser analisada é realizar a Feira este ano juntamente com a Festa de São João ou a Festa da Carne, em São João do Itaperiú.
O coordenador do colegiado lembrou da visita de um grupo de produtores programada a propriedade Pierina Crocetta, moradora do Balneário Rincão há dez anos, produtora da fruta pitaia. Ficou para ser definido se o custo da viagem (R$3.500) será bancado pela AMVALI, pelas prefeituras ou pelos próprios produtores interessados.
Em seguida foi realizada a eleição da coordenação do colegiado, sendo reeleitos como coordenador Vilson Eichstad e vice-coordenador, Jorge Feldmann, tendo como consultor Mateus Silvestrin, do setor de tributação da AMVALI.
Os últimos assuntos da pauta foram apresentados pela Analista ambiental da AMVALI, Karine Holler. Ela informou que o prazo para cadastramento ambiental Rural (CAR) termina no dia 5 de maio, e até o momento apenas 62% dos produtores da região fizeram o cadastro. Informou que o projeto de recuperação de APPS para produção de água foi aprovado e estima atingir aproximadamente 500 propriedades, que serão beneficiados com projetos de recuperação e monitoramento de nascentes.
Karine aproveitou para divulgar o Cadastro Estadual de Usuários dos Recursos Hídricos, que tem como meta aferir a quantidade de água que é utilizada na região, num trabalho que será realizado pelo Comitê Itapocu em parceria com a UNISUL. Informou ainda sobre duas capacitações para o preenchimento do Cadastro, no dia 23 de março no auditório da AMVALI e dia 30 de março, na Câmara de Vereadores de Barra Velha, com horário das 14 às 17h. As inscrições podem ser realizadas no site www.comiteitapocu.org.br.