You are currently viewing Colegiado de Defesa Civil da AMVALI planeja ações

Colegiado de Defesa Civil da AMVALI planeja ações

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Colegiado de Defesa Civil da Amvali se reuniu nesta quinta-feira (10) às 14 horas, para a abertura dos trabalhos em 2016.

A reunião iniciou com a eleição da nova coordenação do colegiado, sendo eleita coordenadora a diretora da Defesa Civil de Schroeder, Tânia Dantas.

A seguir o grupo planejou as ações e eventos do colegiado para 2016, como a parceria no Simpósio Regional com a AMUNESC e AMPLANORTE, capacitação sobre Patologia de Edificações e capacitação para as assistentes sociais.

O grupo ainda debateu sobre a Lei do Auxílio Mútuo que foi um avanço para os municípios da região e deveria ser seguida como exemplo para o Estado inteiro. Um dos encaminhamentos para 2016 é também reforçar o pleito do Plano de Prevenção de Cheias do Vale do Itapocu com o Fórum Parlamentar. O Plano orçado em R$ 96 milhões, reúne um conjunto de ações e medidas (estruturais e não estruturais) objetivando a minimização e mitigação de desastres relacionados a cheias, definindo suas prioridades e custos para implantação.

A Consultora do Colegiado e Analista ambiental da AMVALI, Karine Holler entregou aos integrantes do colegiado presentes, exemplares do Atlas da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, elaborado com recursos do FEHIDRO. Karine informou que o lançamento oficial do Atlas está marcado para o dia 17 de março, às 14 horas, durante a XXXI Assembleia Geral do Comitê Itapocu. Logo após a Assembleia, às 16 horas,  está programada a palestra “Mudanças Climáticas, Bacia Hidrográfica, Desastres e a Crise da Água”, com o Dr. Juarês José Aumond, no auditório da AMVALI.

A reunião contou com a participação do Coordenador Regional de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Antônio Edival Pereira, o qual trouxe aos participantes várias informações, entre elas as metas para este ano da construção do Centro de Monitoramento e Gestão de Desastres em SC; Instalação dos Centros Regionais de Operação; Adoção do SIS-DC (Sistema de Defesa Civil), no qual Jaraguá do Sul será um dos municípios pilotos a implantarem o sistema, Implantação de dois radares meteorológicos um no Oeste e outro no Sul do Estado; Plano de Auxílio Mútuo; Plano de Contingência Municipal; Gestão do Programa de Produtos Perigosos e Educação Básica (Defesa Civil na Escola). “A Defesa Civil Estadual está bastante presente na região, atendendo pleitos e entregando Kits Transposição para diversos municípios”, destacou o coordenador.