O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) inaugurou nesta segunda-feira (28), às 17h30, a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro São Luís. Com a nova ETE, o índice de tratamento de esgoto será elevado de 57% para aproximadamente 80% em Jaraguá do Sul, colocando a cidade entre os mais altos índices de saneamento básico no País e no Estado.
A obra recebe financiamento no valor de R$ 22 milhões provenientes da Caixa Econômica e R$ 9 milhões foram investidos em recursos próprios. A capacidade da ETE São Luís é de atender até 70 mil habitantes dos bairros Vila Lenzi, Nova Brasília, Jaraguá Esquerdo, São Luís, Tifa Martins, Barra do Rio Molha, Barra do Rio Cerro e Jaraguá 99.
Segundo o presidente Samae Ademir Izidoro, a obra foi planejada priorizando a eficiência, economia e flexibilidade operacional. “Na nova ETE foram empregados equipamentos de última geração dentre estes o sistema de coleta, afastamento e queima do biogás gerado nos reatores anaeróbios, minimizando a emissão de gases poluentes para a atmosfera. Além disso os sopradores, por serem equipamentos de grande porte, foram instalados em área abrigada, com tratamento termoacústico.” destaca.
A estação é automatizada e todos os equipamentos são controlados por um sistema supervisório, sendo as informações transmitidas por telemetria e registradas em banco de dados localizado no servidor central do Samae. As condições operacionais poderão ser visualizadas de qualquer distância via internet, resultando em segurança e tomadas de ações rápidas.
Para o prefeito Dieter Janssen, com a operação da nova ETE, Jaraguá do Sul mais uma vez dá exemplo para outras cidades do País no que se refere à qualidade de vida da população. “Sabemos que a cada real investido em saneamento básico, se economiza quatro reais no gasto com saúde, daí se demonstra a importância dos investimentos feitos até agora no tratamento de água e esgoto em nossa cidade”, destaca.