You are currently viewing Campanha de vacinação contra a gripe inicia no dia 30 de abril

Campanha de vacinação contra a gripe inicia no dia 30 de abril

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Com a proximidade do inverno aumentam os casos de infecções causadoras de doenças respiratórias. E para prevenir o aumento dos casos dessas doenças, a Secretaria de Saúde Jaraguá do Sul começa no dia 30 de abril a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Dia 30 de abril é um sábado e será o Dia D da campanha, com todas as salas de vacinação abertas das 8 às 17 horas. Apenas as unidades do Amizade, Três Rios do Norte (nova), Tifa Martins e Vieira não possuem sala de vacinação. A mobilização de prevenção pretende vacinar cerca de 33 mil pessoas e acontece até o dia 20 de maio. No ano passado foram vacinadas 33.541 pessoas contra a gripe H1N1, H3N2 e Influenza B.

Em 2015 seis pessoas residentes em Jaraguá foram internadas com a Síndrome Respiratória Aguda Grave nos hospitais da cidade, sendo que apenas um caso foi confirmado com influenza. Nenhuma morte devido à doença foi registrada. Neste ano, até o momento, nenhum caso de influenza foi notificado entre os moradores de Jaraguá do Sul.

De acordo com o secretário da Saúde, Dalton Fernando Fischer, a recomendação é de que, independente da estação do ano, as pessoas lavem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia e, na impossibilidade de lavar as mãos, use o álcool gel, esfregando as mãos. Outra recomendação é manter arejados o ambiente de trabalho, as salas de aula, de lazer e a casa. Quando tossir, se deve cobrir a boca e o nariz com um lenço ou com o antebraço.

Ao apresentar sintomas de gripe, como febre, tosse, dor de garganta ou no corpo e falta de ar deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima da residência e evitar locais com grande concentração de pessoas.

Fique atento ao público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe:

– gestantes em qualquer fase da gravidez,

– puérperas (até 45 dias após o parto),

– pessoas acima de 60 anos de idade,

– trabalhadores da área da saúde,

– crianças de seis meses a menor de cinco anos,

– portadores de doenças crônicas,

– presos e funcionários do sistema prisional.