You are currently viewing AMVALI entrega projeto da Nova Sede do PROCON em Schroeder

AMVALI entrega projeto da Nova Sede do PROCON em Schroeder

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) entregou na tarde desta quinta-feira, 19 de maio, o projeto que se refere a nova Sede do PROCON do município de Schroeder. Estiveram presentes na entrega do projeto o Prefeito Osvaldo Jurck, o procurador do município Fernando R. Rosa,  a diretora do Procon Nadiete A. Marcilio e os técnicos da AMVALI Guilherme G. Ohlweiler e Welington H. M. Mendes.

Através de uma solicitação realizada pela diretora Nadiete,  a AMVALI desenvolveu o projeto para a construção da nova sede do PROCON localizada ao lado da Biblioteca Municipal. O projeto foi desenvolvido em um novo software adquirido pela AMVALI usado para projetar no conceito BIM (Building Information Modeling). Atualmente, o REVIT é um software de inovação no que se refere a eficiência em elaboração de projetos, pois permite ao projetista usar a modelagem paramétrica em seus elementos construtivos.

O analista de projetos da AMVALI, Guilherme G. Ohlweiler, diz que a intenção foi elaborar o projeto totalmente no novo programa para que as dificuldades e novidades do REVIT fossem encontradas de tal maneira que a utilização de todos seus recursos também fossem alcançadas. “Atualmente, a transição na utilização destes softwares é o grande problema encontrado pela maioria dos projetistas. Por isso, estamos verificando todos esses problemas de transição para que os técnicos dos nossos municípios também possam começar a usar estes softwares e ter um maior apoio da AMVALI nessa área.”, ressalta Guilherme ao falar dos softwares que utilizam o conceito BIM.

O projeto do PROCON prevê uma edificação versátil, sendo desenvolvido para atender a demanda atual e futura do município. O recurso usado para essa obra será do próprio PROCON, sendo assim, o projeto foi desenvolvido para que a licitação e construção da edificação ocorram dentro dos próximos meses. O Projeto ainda conta com uma proposta arquitetônica que enfoca exatamente a sua concepção de inovação e sustentabilidade. A cobertura projetada em estrutura metálica visa eficiência térmica e elétrica da edificação. Guilherme diz que com a proposta desta estrutura, idealizada pelo estudante de arquitetura e urbanismo Welington H.M. Mendes, será possível usar a cobertura de forma “móvel”, elevando-a futuramente para o segundo pavimento, quando houver uma ampliação.

A AMVALI tem buscado com essa concepção alcançar uma certificação à sustentabilidade em seus projetos. O interesse de melhorar a concepção dos projetos e também na forma de projetar são os primeiros passos para que os edifícios públicos passem a atender ainda melhor os requisitos da eficiência ecológica, econômica e social, consequentemente oferecer mais qualidade aos nossos munícipes.