Na última sexta-feira, 22 de julho, técnicos da AMVALI estiveram presentes em Barra Velha para atender uma demanda da Defesa Civil referente as inundações ocorridas no bairro Itajuba.
O Geólogo, Normando Zitta, e o Analista de Projetos, Guilherme G. Ohlweiler, da AMVALI, realizaram uma vistoria na microbacia hidrográfica do rio Itajuba, onde fora solicitado um parecer ambiental para realização de desassoreamento. As recorrentes inundações em dias de chuvas tem assolado a população de Barra Velha nesta localidade, Zitta diz que um dos maiores motivos é a falta de escoamento do rio e ainda que sejam realizadas obras de desassoreamento, estes eventos irão ocorrer novamente dada a tipologia da bacia hidrográfica do rio Itajuba. Na ocasião, foi observado que de acordo com o Novo Código Florestal Brasileiro, Lei Nº 12.651 de 2012, as atividades e obras de defesa civil são consideradas de utilidade pública. Contudo, um acompanhamento técnico é imprescindível na realização de qualquer tipo de obra, devendo-se ser ainda mais criterioso quando tratamos de obras que envolvam riscos e desastres naturais, podendo causar impactos no meio ambiente e em toda uma comunidade, ressalta Guilherme. A Lei Federal 12.608 de 2012 que Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, cita a responsabilidade da Defesa Civil Municipal quanto a identificar, mapear e promover a fiscalização das áreas de risco de desastres e vedar novas ocupações nessas áreas, devendo ainda, incorporar as ações de proteção e defesa civil no planejamento municipal. Zitta lembra que, são as ações estruturantes (ou não estruturais) que trazem melhor resposta a estes tipos de problemas, já que a ocupação urbana ocorreu de forma desordenada e as inundações ocorrem de forma natural. A sugestão é a incorporação de planos de contingenciamento da Defesa Civil e um plano de obras de microdrenagem na referida bacia hidrográfica, onde um estudo deve ser realizado.
Para auxiliar na resolução destes problemas, a AMVALI tem atuado através da elaboração de planos, programas e projetos que visam melhorar o desenvolvimento e crescimento dos nossos municípios.