A equipe técnica da AMVALI recebeu nesta manhã de quinta-feira (04.08) a visita da Arquiteta e Urbanista Raissa Balthazar, Chefe de Serviço / Imigração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN de SC, o Arquiteto e Urbanista Gustavo Luciano Ginjo, Especialista em Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo na FAMEG e da equipe do Departamento de Cultura do município de Schroeder. A reunião teve como objetivo o esclarecimento e orientações quanto aos procedimentos de tombamento de imóveis em Schroeder.
Foram discutidas as iniciativas possíveis de serem tomadas para a preservação dos bens culturais e históricos do município, medidas legais que possam evitar a descaracterização do imóvel ou até mesmo sua demolição de forma irregular.
Também foi discutido a importância de se ter este trabalho integrado com o Plano Diretor do Município e da mobilização e conscientização que deve ser feita junto aos proprietários desses imóveis, para que não deixem a história de suas famílias serem demolidas com esses imóveis.
Da reunião, ficou o compromisso da criação de um mapa identificando todos os imóveis a serem tombados em Schroeder, a verificação da viabilidade de criação de um fundo de cultura; a análise legal necessária para o prosseguimento do processo; a inclusão deste trabalho nas diretrizes do plano diretor em revisão e a apresentação deste trabalho no colegiado de cultura da AMVALI. Na ocasião, o Arquiteto Gustavo atendendo a solicitação realizou a entrega de um levantamento com a descrição arquitetônica de todos os imóveis pré-cadastrados pela equipe de Schroeder.