O Colegiado de Turismo da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI, liderou a reunião de formação da Associação Rota da Tilápia, que foi realizada nesta quarta-feira (28), no auditório da Associação Comercial de Guaramirim-ACIAG.
A Associação Rota da Tilápia foi formada por representantes dos pesque-pagues de Massaranduba e Guaramirim, além das Associações Empresariais destes municípios, AMVALI e Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau. Para primeira gestão da Rota da Tilápia foi eleita a Diretoria, tendo como Presidente o Sr. Vilmar Junckes, proprietário do Recanto da Mata; o Vice-presidente o Sr. Aldori da Silva, proprietário do Pesque-pague Dori; como Secretário o Sr. Matheus Tischer Winczkiewicz, proprietário do Pesque-pague Recanto das Águas; e para o Conselho Fiscal o Sr. Alexsandre Osni Girardi, proprietário do Pesque-pague Casqueiro; o Sr. Sergio Lubawski, proprietário do Pesque-pague 3 Lagoas e por um representante da ACIAG que será designado ao cargo.
O Coordenador do Colegiado de Turismo da AMVALI, Fenisio Pires Junior explicou da importância da criação da Rota da Tilápia que vem coroar esta região que é uma das maiores produtoras de Tilápia no país, segundo o relatório da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, referenda Massaranduba como o maior produtor de Tilápia de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil. Contando com uma excelente infraestrutura dos Pesque-pagues, restaurantes e atrativos turísticos, como parque aquático e vendas de produtos coloniais esta Rota se torna uma excelente opção de lazer e gastronomia.
Ponto forte da Rota da Tilápia é a gastronomia a base do peixe, contando com pratos gourmet como ceviche, sashimi, iscas, assados, fritos e com acompanhamentos de dar água na boca. Os pesque-pagues e restaurantes da rota também oferecem outras opções de peixes como carpas, bagres, pacu, traíra e truta.
A Associação Rota da Tilápia tem como objetivo fomentar o produto turístico, implementar melhorias na produção e manipulação gastronômica da Tilápia, além da troca de experiência entre os participantes, resultando num produto de qualidade a ser reconhecido nacionalmente. Vale ressaltar que toda produção de Tilápia em Santa Catarina atende somente o mercado estadual, tendo aí um grande mercado a expandir, por isso a importância de se ter o reconhecimento da qualidade das produções impulsionadas pelo associativismo e cooperação junto ao grupo.
Fenisio Pires Junior
Diretor da Fundação Municipal de Turismo de Jaraguá do Sul