Estiveram presentes na 128ª Assembleia Geral Ordinária da AMVALI, o Presidente da Amvali Luiz Carlos Tamanini os prefeitos Rovâni Delmonego de São João do Itaperiú, Osvaldo Jurck de Schroeder, Lauro Fröhlich de Guaramirim, Dieter Janssen de Jaraguá do Sul e Mário Fernando Reinke Massaranduba, afastado do município, porém veio se despedir dos demais prefeitos da AMVALI.
O presidente Luiz Carlos Tamanini, anunciou sua saída como presidente da AMVALI devido a sua renúncia na Prefeitura de Corupá do cargo de Prefeito na data de trinta de novembro de dois mil e dezesseis, Tamanini, informou que deixa seu vice-prefeito Sr. Loriano Rogério Costa (Kutcha) assumir até o final do exercício de 2016, mas que estará à disposição para o que for necessário neste período apenas não estará na prefeitura como prefeito. “Porém o município pode contar comigo em qualquer situação” diz Tamanini.
Nesta data foi realizada a indicação de um novo presidente para a AMVALI e respeitando a diretoria atual foi nomeado o 1º vice-presidente da Associação de Municípios do Vale do Itapocu na Gestão 2016, Sr. Osvaldo Jurck prefeito de Schroeder, assumiu a presidência da entidade nesta quarta-feira, trinta de novembro de dois mil e dezesseis 2016, em substituição a Sr. Luiz Carlos Tamanini, prefeito de Corupá.
Desta forma fica a diretoria assim composta: Osvaldo Jurck (presidente), Vanderlei Sassi (1º vice-presidente), Dieter Janssen (2º vice-presidente), Lauro Fröhlich (conselheiro fiscal efetivo), Rovâni Delmonego (conselheiro fiscal efetivo), Claudemir Matias Francisco (conselheiro fiscal efetivo), Arlindo Rincos (conselheiro fiscal suplente) , Eddy Edgard Eipper (conselheiro fiscal suplente) e Marcileia Reits (conselheira fiscal suplente) Loriano Rogério Costa (Delegado junto a FECAM), pelo período de 30 de novembro de 2016 a 17 de fevereiro de 2017. A seguir, ocorreu a assinatura do Termo de Posse.
Ao passar o cargo, Luiz Carlos Tamanini agradeceu o apoio dos colegas prefeitos e o comprometimento dos dirigentes e colaboradores da entidade. E novo presidente Sr. Osvaldo Jurck, afirmou que vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela AMVALI – Associação dos Municípios do Vale do Itapocu neste período.
Em seguida foi apresentado aos prefeitos o Projeto do FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente onde a Amvali foi aprovada como 2º melhor projeto do Sul do Brasil e que estaremos nos próximos dia recebendo uma parte do valor do Projeto para iniciar a execução do mesmo e por este motivo foi preciso agilizar a nomeação do novo presidente da AMVALI para assinar o Termo de Colaboração ainda em dezembro e o inicio das atividades do Projeto será a partir de janeiro de 2017. “Precisamos agilizar a assinatura do termo de colaboração para garantir o recurso em Brasília” diz Juliana – Secretária Executiva da AMVALI. A Engenheira Florestal da AMVALI, Karine Holler, também responsável técnica pelo Projeto fez um explanação aos prefeitos explicando com funcionará os tramites do projeto que conta com três etapas principais:
1ª Etapa a mobilização dos proprietários das áreas rurais que serão recuperadas, a
2ª Etapa: será a compra dos insumos e materiais para o plantio e cercamento das áreas e demais materiais necessários e a
3ª Etapa: será a elaboração do Plano do PSA – Pagamento por Serviços Ambientais, um beneficio aos proprietários para manterem as áreas preservadas.
Os prefeitos também fizeram uma pequena fala da situação de cada municípios, dos fechamento das contas, pagamentos aos fornecedores, dívidas e caixa deixados no municípios para a próxima gestão. E estavam aliviados com a vinda do recurso da Repatriação que salvou o caixa de muitas prefeituras neste período de crise. Em seguida fizemos uma breve apresentação do fechamento das atividades da AMVALI dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, Juliana informou que foi negociado os pagamentos de algumas dívidas antigas e que as inadimplências estarão sendo quitadas nos próximos dias.