Começa na próxima segunda-feira, dia 17, e termina no dia 26 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que terá como Dia D 13 de maio, um sábado. A imunização é contra os vírus mais comuns da Influenza A e B e pretende proteger o público mais suscetível a complicações da doença, como idosos, doentes crônicos, crianças e gestantes (confira lista completa abaixo). Com exceção dos postos dos bairros Vieira, Tifa Martins, Amizade, Três Rios do Norte e Águas Claras, todas as unidades de saúde estarão abastecidas com a vacina e atenderão a população em seu horário habitual. No Dia D, 13 de maio, todos os postos de saúde com sala de vacina abrirão as portas às 8 horas e fecharão às 17 horas.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, 38 mil pessoas devem ser vacinadas neste ano. Em 2016, foram 33.603; e em 2015, 33.541. No ano passado foram 12 casos confirmados de Influenza, sendo sete deles com morte.
Lavar as mãos é fundamental para prevenir a gripe
A recomendação dos profissionais de saúde é de que, independente da estação do ano, as mãos devem ser lavadas com água e sabão várias vezes ao dia. Outra recomendação é manter arejados o ambiente de trabalho, as salas de aula, de lazer e a casa. Quando tossir, cobrir a boca e o nariz com um lenço ou com o antebraço. Ao apresentar sintomas de gripe, como febre, tosse, dor de garganta ou no corpo e falta de ar deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima da residência e evitar locais com grande concentração de pessoas.
Fique atento ao público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe:
– Gestantes (qualquer período)
– Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
– Pessoas acima de 60 anos
– Trabalhadores da área da saúde
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
– Pessoas portadoras de doenças crônicas
– Professores
Fonte: Jonas Schmidt – secretário de Saúde – (47) 2106-8411, 99973-3997