Artistas de duas companhias teatrais no palco, milhares de crianças e adultos na plateia, textos divertidos e emocionantes, sessões de cinema, uma estrutura especialmente montada para garantir o conforto de todos e a democratização do acesso à cultura. A receita do Vitrine Cultural & Gastronômica, já testada e aprovada, volta a estrada a partir desta segunda-feira (17). O projeto itinerante passa por Jaraguá do Sul com apresentações de teatro além de oficinas e workshops gastronômicos. Tudo gratuito e aberto ao público.
O carro-chefe do projeto é o teatro. “É muito emocionante percorrer diferentes cidades encenando nossos espetáculos para públicos que muitas vezes não têm facilidade de acesso ao teatro”, diz o ator Chico Simões. Com mais de 30 anos de carreira, o coordenador do grupo Mamulengo Presepada já recebeu diversos prêmios nacionais.
No Vitrine Cultural e Gastronômica ele vai apresentar a peça “O Romance do Vaqueiro Benedito”. O texto usa bonecos do Mamulengo para contar a história do amor proibido de Benedito e Margarida, que vivem muitas emoções e perigos durante uma viagem desde o campo até a cidade e alerta a criançada para a importância da alimentação saudável. Além de Chico, o projeto terá a participação dos artistas da CIA Casa do Bispo Atelier, que encenam a peça Dom Quixote. Inspirada no clássico literário de Miguel de Cervantes, o espetáculo mistura teatro, dança e clássicos da música infantil resgatados e usados para as “costuras” da história.
A programação inclui ainda sessões de cinema e workshops e oficinas gastronômicas para crianças e adultos. Em Jaraguá do Sul, o preparo das receitas será comandado por Vicente Paoletto, que utiliza ingredientes regionais, temperos, guarnições e molhos para elaborar pratos da alta gastronomia internacional.
Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, o projeto é realizado pela Magma Cultura com patrocínio da Urbano Alimentos e Gomes da Costa. Essa é a quarta edição do Vitrine Cultural & Gastronômica. Nas três anteriores a atração alcançou quase 40 mil pessoas.
Por: Heloísa Jahn |Foto: Divulgação
Fonte: OCP Online