Iniciou nesta segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) nos quatro postos de saúde de Corupá. A campanha segue até o dia 26 de maio sendo que o Dia D está programado para 13 de maio. Na parte da manhã e começo tarde o movimento no posto central do município foi intenso de idosos e famílias com crianças para receber a dose da vacina.
Em Corupá, até dia 20 de abril estão sendo priorizados os grupos de risco que compreendem: idosos (maiores de 60 anos), gestantes e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Do dia 24 de abril em diante serão vacinados todos os outros grupos.
As crianças menores de cinco anos de idade serão vacinadas apenas na Unidade Básica de Saúde – Sala de Vacina – localizada no posto do Centro (ESF 3), pois a dosagem da vacina e a técnica de aplicação é diferenciada.
Os pacientes acamados e deficientes físicos que não conseguem ir até o posto de saúde de origem para aplicação da vacina, bem como seus cuidadores, serão vacinados em sua própria residência pelo coordenador de Estratégia de Saúde da Família.
Qualquer dúvida sobre a Campanha pode ser sanada diretamente nos postos de saúde do município.
Segue Cronograma Operacional:
DIA D – MOBILIZAÇÃO NACIONAL
No dia 13 de maio (sábado) será iniciado o Dia D de Vacinação contra gripe (Influenza). Corupá contará com uma equipe de oito vacinadores para atender a demanda do dia, oportunizando que o público-alvo que não foi vacinado devido aos horários, possa também ser imunizado nesse dia específico. No dia D, a vacinação será na Unidade Básica de Saúde (ESF Centro) das 8h às 17h.
A vacinação será oferecida gratuitamente em todas as salas de vacina da rede pública de saúde para os grupos prioritários até o fim da campanha. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90% da população-alvo.
Segundo a gerente de promoção e assistência em saúde da Secretaria de Saúde de Corupá Jéssica Joana Pereira, o motivo de ser priorizado um Grupo de Risco na primeira semana da Campanha de Vacinação é pelo fato das remessas de vacina serem enviadas em lotes separados semanalmente pelo Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde definiu um cronograma de envio semanal de lotes de vacina contra a gripe para os estados. Por conta desse envio fracionado, poderá ocorrer períodos de desabastecimento nos postos. Porém, a população não precisa se preocupar, pois os postos receberão novas doses semanalmente, informou o Ministério.
Fonte: a gerente de promoção e assistência em saúde da Secretaria de Saúde de Corupá Jéssica Joana Pereira, contato 3375-1234