You are currently viewing AMVALI participa de capacitação do Fundo Nacional do Meio Ambiente em Brasília
Participantes trocam experiências

AMVALI participa de capacitação do Fundo Nacional do Meio Ambiente em Brasília

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Durante os dias 26 e 27 de abril de 2017, no Ministério do Meio Ambiente (MMA) em Brasília, ocorreu o curso de capacitação oferecido pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) para coordenadores de projetos selecionados no Edital nº01/2015, como resposta do ministério à crise hídrica nacional. Foram selecionados projetos voltados à recuperação florestal em áreas de preservação permanente, localizadas em bacias hidrográficas com mananciais de superfície que contribuem para o abastecimento de reservatórios de regiões metropolitanas com alto índice de criticidade hídrica.

Além da AMVALI, participaram outras duas organizações da sociedade civil: Instituto Brasileiro do Mar (do Espírito Santo), Fundação Biodiversitas (Minas Gerais), e ainda a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia. Participaram da Capacitação representando a AMVALI, a Secretária Executiva e também responsável financeira Juliana Demarchi e a Engenheira Florestal Karine Holler, coordenadora técnica do Projeto Mananciais. Estiveram presentes também os técnicos do Fundo Nacional do Meio Ambiente e do Serviço Florestal Brasileiro.

Durante o curso, os coordenadores dos projetos foram instruídos sobre a execução, sob os aspectos técnicos e financeiros,  e sobre o uso do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv). Na quarta-feira, cada coordenador apresentou seu projeto aos demais, numa oportunidade para troca de experiências e ideias para execução.

A Agência Nacional de Águas apresentou o programa Produtor de Água, um modelo de arranjo de Pagamento por Serviços Ambientais relacionados à quantidade e qualidade hídrica. A apresentação de um plano de PSA é umas das metas dos projetos selecionados pelo edital. O Serviço Florestal Brasileiro apresentou nesta quinta-feira (27) a situação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nos territórios contemplados e modelos de restauração florestal.

O edital contou com recursos de R$ 45 milhões, vindos do FNMA, Fundo Clima, Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal, Fundo Socioambiental Caixa, Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Agência Nacional de Águas.

 

Fonte: Letícia VerdiAssessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227/ 1311/ 1437