Levar as crianças a entender a música como fonte de prazer e conhecimento e por meio das aulas de musicalização estimulá-las a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social. Estão entre os objetivos do Projeto de Musicalização para Crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Corupá que começou a ser aplicado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultural nesta sexta-feira (12). As aulas serão ministradas pela professora de artes, pós-graduada em educação musical Adriana de Oliveira Ferreira. As crianças de 4 meses a 4 anos, totalizando cerca de 336 matriculadas nos quatro CEIs de Corupá, terão aulas semanais de musicalização.
Segundo a Secretária de Educação e Cultura Miriam Taufenbach, a Musicalização na Educação Infantil foi escolhida como proposta anual afim de nortear as ações nos CEIs e embasada na Lei no 11.769/2008 que alterou a Lei de Diretrizes Básicas (LDB), tornando a música, componente curricular da educação. “A música fará parte do cotidiano de nossas crianças das mais variadas formas, sempre pautada em objetivos pedagógicos e lúdicos”, complementa.
A professora de educação musical Adriana de Oliveira Ferreira destaca que durante as aulas semanais nos Centros de Educação Infantil, as crianças serão estimuladas por meio da musicalização ao desenvolvendo de sensibilidades, pois a música estimula a oralidade, concentração e coordenação motora. “Com a realização deste projeto estaremos melhorando a sensibilidade das crianças, a memória, e o desenvolvimento para o futuro”, comenta.
Nesta sexta-feira (12), a professora Adriana apresentou às crianças, o violão e o som proporcionado pelo acorde grave e agudo, para que percebessem a diferença de sons. Na maioria dos CEIs as crianças ficaram eufóricas e muito contentes com as atividades diferentes. A exemplo da turma de maternal 3 do das professoras Rosângela Quost Frutuoso e Aline de Paula Moreira Pereira CEI Dona Nina, que adoraram a aula de musicalização.
Musicalização Infantil
A assessora de cultura da Secretaria de Educação e Cultura Roseli Siewert, destaca que a musicalização infantil é um poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança, a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo.
Até mesmo antes de nascer, no útero materno, uma criança já toma contato com elementos fundamentais da música como o ritmo, através das vibrações e pulsações do coração da mãe.
Ao nascer, a relação de uma criança com a música é imediata, através do acalanto da mãe e também através de objetos sonoros da casa e do mundo que a cerca. Antes de começar a falar, um bebê canta, experimenta sons produzidos com a boca. Quando dá os seus primeiros passos até o ponto de poder ficar em pé, o ritmo de uma música o leva acompanhar com o corpo os movimentos cadenciados. E é a partir dessa relação entre o gesto e o som que uma criança, ouvindo, cantando, imitando, dançando, constrói o seu conhecimento musical.
Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.
*Colaborou com o texto: Darci Rutzatz
Fonte: secretária de Educação e Cultura Miriam Taufenbach contato 3375-1399