O parque d’água é uma das propostas que atendem ao plano de prevenção de cheias da região, contando com conceitos de integração urbana e recuperação ambiental.A ocupação territorial urbana, sem o devido planejamento integrado das diversas infraestruturas necessárias ao desenvolvimento harmônico da cidade, desencadeou o surgimento de problemas de drenagem por ocasião dos eventos hidrológicos de alta intensidade.
Buscando-se reduzir os riscos de ocorrência de eventos indesejáveis e severas repercussões às múltiplas atividades que acontecem no espaço urbano, os parques d’água trazem como foco principal sistemas de saneamento básico.
O objetivo do parque desenvolvido pela Amvali é demonstrar o funcionamento, em menor escala, de uma bacia de detenção amortecendo a vazão máxima lançada no corpo receptor, atenuando os efeitos da inundação e protegendo a rede de drenagem a jusante.
Além de proporcionar uma solução contra a inundação os parques d’água funcionam na maior parte do tempo como uma área de lazer para a comunidade local, realizando ainda a integração e conscientização dos usuários da importância à preservação do meio ambiente.
Incorporando as ações do plano de prevenção, incentiva-se que estes tipos de estruturas sejam cada vez mais soluções utilizadas nos espaços urbanos com ocorrência de desastres.
No momento o projeto que está em fase inicial não possuí patrocínio, assim, o próximo passo será a captação de recursos para viabilizar a elaboração e execução do projeto final.
Fonte: Assessoria de Engenharia e Arquitetura da Amvali
(47) 3370-7933