Com a proximidade do inverno, marcado para começar oficialmente no dia 21 do próximo mês, o clima deve ficar cada vez mais frio e propício para o uso de casacos, cachecóis, cobertores e sapatos mais quentinhos. O período serve como incentivo para a solidariedade e faz entidades se mobilizem para recolher doações para quem precisa.
Na rede de lojas Breithaupt, a campanha de arrecadação começou na primeira semana de maio e segue até o dia 10 de julho. Todas as unidades da empresa contam com um ponto de coleta, onde podem ser depositadas peças de roupas, calçados e cobertores. Em Jaraguá do Sul são duas lojas, uma localizada no Calçadão e outra no bairro Barra do Rio Cerro. As lojas de equipamentos para veículos, no bairro Vila Nova e no Centro, também são pontos de arrecadação.
A expectativa é juntar mais de 10 mil peças, que serão destinadas para diferentes entidades do município. Os locais já estão pré-definidos e cada unidade beneficiará um instituição diferente.
O Sesc (Serviço Social do Comércio) também iniciou uma mobilização. O lema deste ano é “Faça parte desta rede de solidariedade”, visando à arrecadação de roupas, calçados, cobertores e mantas em bom estado. As doações serão destinadas a instituições sociais e comunidades de baixa renda, identificadas com estas necessidades.
A campanha acontece até o dia 30 de junho nas unidades Sesc e entidades parceiras. Em 2016, foram arrecadadas 203.672 peças, distribuídas para 140 instituições sociais em todo o Estado, beneficiando 83.242 pessoas.
Nas igrejas católicas, a arrecadação de roupas acontece o ano todo, mas é intensificada nessa época. As paróquias encaminham as peças para os moradores mais vulneráveis da comunidade. As doações podem ser entregues nas secretarias das igrejas durante o horário de atendimento, de segunda a sábado.
Fonte: OCP Online