Com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, aconteceu na semana passada a 1ª Conferência Regional de Saúde da Mulher, no auditório da Católica de Santa Catarina. Aproximadamente 140 pessoas participaram do evento, que teve como objetivo discutir os eixos propostos pelo Conselho Nacional de Saúde e colaborar com propostas para implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
Os palestrantes foram Ivone Úrsula Kinas Gonçalves da Luz, Joice Pacheco, Milena de Fátima Rosa e Eduardo Bussmann, que coordenaram os quatro eixos temáticos e expuseram o embasamento aos temas. Os participantes se dividiram em quatro grupos e, a partir desses grupos, foram aprovadas 27 propostas, que serão encaminhadas pela Comissão Organizadora da Conferência Regional à Comissão Organizadora da Conferência Estadual.
No evento também foram levantadas e aprovadas dez moções e eleitos oito delegados (titulares e suplentes) de Jaraguá do Sul e quatro delegados de cada um dos municípios participantes, respeitando a exigência mínima de 50% dos representantes serem usuários do SUS, para participarem da Conferência Estadual, prevista para 13 e 14 de junho, em Florianópolis. A comissão organizadora avalia como positivo o evento, que discutiu e irá propor melhorias na política de atenção à saúde da mulher.
Fonte: Agostinho Fernando Zimmermann – coordenador geral da 1ª Conferência Regional de Saúde das Mulheres – (47) 3370-2338, 98841-3213