Já estão ocorrendo na casa dos agricultores do município de Schroeder as entregas de calcário do programa “Terra Boa”, realizadas através da Secretaria de Agricultura do Município de Schroeder. O material é disponibilizado pelo governo através da Epagri, e a prefeitura transporta até a propriedade dos agricultores cadastrados.
Cada cadastrado recebe uma carga de 15 toneladas. As inscrições para participar do programa denominado “Terra Boa” são realizadas diretamente na Epagri. São em torno de 400 toneladas distribuídas somente em Schroeder.
Em 2016, o Terra-Boa distribuiu 206 mil sacas de semente de milho, maior volume em 20 anos. Foram disponibilizadas também mais de 220 mil toneladas de calcário. Ao todo, aproximadamente 70 mil agricultores catarinenses foram beneficiados.
Distribuição Calcário: A distribuição de calcário é feita em duas modalidades: via cooperativas ou direto das minas. Com o calcário direto das minas, o produtor fica responsável pelo transporte, que em Schroeder está sendo disponibilizado pela prefeitura. No caso do calcário via cooperativa, o produtor paga o equivalente em sacos de milho consumo tipo II (60 kg), pelo preço de referência fixado no início de cada ano – o produto é disponibilizado para ser retirado próximo à propriedade rural. Cada família rural tem direito a uma cota de 30 toneladas de calcário que serão pagas no próximo ano com o produto da colheita.
Fonte: Assessoria de Planejamento Schroeder