A Comissão da AMVALI em Defesa do SUAS no dia 16 de maio, deu início ás atividades de divulgação do SUAS, pré Conferências Municipais, na Câmara de Vereadores do Município de São João do Itaperiú, com a Presença de representantes de 06 municípios da Região, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder, Barra Velha, Guaramirim. A comissão foi recepcionada pela Coordenadora Valquíria da Costa e Psicóloga Flávia Luiza dos Santo do CRAS s e Assistente Social da Gestão Municipal Maria Angélica Goslar.
O objetivo da Comissão é apresentar a Assistência Social como Política Pública regulamentada por lei, estabelecida como dever do Estado e direito do cidadão. Foi apresentado a organização do SUAS, regido por Lei, sistema público que organiza serviços, benefícios e a rede socioassistencial, disposto em Proteção Social Básica e Especial. A Assistente Social Maria Angélica Goslar destacou que a Assistência Social não é mais realizada com ações de assistencialismo, e que as Equipes trabalham em acordo com a Tipificação, padrões estabelecidos para todo território nacional. Assim como apresentou como se dá a gestão dos serviços via Sistema Informatizado onde são acompanhadas toadas ações, distribuição de recursos pelo cofinanciamento e utilização conforme Normas Operacionais.
Levando em consideração que está apresentação em defesa da comissão do Suas, com objetivo de abrir novos olhares e novas discussões para a VII Conferencia Municipal da Assistência Social onde com o tema: “GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS”.
Fonte: Coordenadora Cras