Aconteceu na última sexta-feira, dia 02/06, uma palestra no bairro Santa Luzia para a comunidade local, sobre Compostagem para a produção de adubo orgânico, promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Com o objetivo de incentivar a produção de adubo com o lixo orgânico produzido nas residências, o Engenheiro Agrônomo Marcos Zaleski de matos, juntamente com o Tecnólogo Ambiental Anderson Duarte Alves explicaram para cerca de 20 pessoas presentes na palestra, como produzir este adubo de forma simples e eficaz para ser utilizado em hortas residenciais e até na lavoura de pequeno porte no município. De acordo com a palestra realizada a compostagem pode ser feita em qualquer residência, levando em conta alguns cuidados, o processo pode ser simples tornando a produção de adubo de qualidade em até 120 dias.
Para o Engenheiro Marcos, cerca de 37% do lixo produzido no município é orgânico onde na maioria são restos de alimentos que podem ser reaproveitados. Este tipo lixo torna o preocupante para a saúde epidemiológica do município, pois quando depositados em lugares não apropriados geram problemas, como procriação de animais que podem trazer doenças prejudicando a saúde da comunidade.
O projeto de levar esta idéia aos munícipes pretende realizar ainda este mês mais quatro palestras no município que serão:
Dia 19 às 13:30 – Salão da Igreja de Santa Cruz;
Dia 27 às 13,:30 – Reunião da Associação Machado na casa de D. Elvira Reinert;
Dia 28 às 13:30 – Salão da Igreja de Santo Antônio;
Dia 29 às 13:30 – Câmara Municipal de Vereadores.
Se você tem interesse nesta idéia, não deixe de participar das próximas palestras e conhecer esta forma eficaz de reaproveitar o seu lixo doméstico contribuindo para o bem do meio ambiente.
Fonte: Portal do Municipio de São João do Itaperiú