You are currently viewing Massaranduba desenvolve pesquisa participativa na área de piscicultura
Massaranduba

Massaranduba desenvolve pesquisa participativa na área de piscicultura

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A implantação de uma Unidade de Referência Técnica de Piscicultura (URT), em Massaranduba, no Norte Catarinense, tem permitido à Epagri realizar pesquisa participativa com a avaliação a campo do desenvolvimento da Tilápia Gift Epagri e o acompanhamento técnico gerencial para levantamento dos custos de produção. Segundo a extensionista rural da Empresa, Tatiane C. da Silva, responsável pelo pela unidade no município, o acompanhamento de uma propriedade de referência se faz importante para identificar os pontos críticos da atividade. “E apontar, assim, ações que diminuam os custos de produção e possibilitem o desenvolvimento de tecnologias viáveis ao método produtivo utilizado”, diz.

Massaranduba se destaca como o maior produtor de peixe do Estado.  Considerando a importância social e econômica da atividade, a URT foi implantada no município em dezembro de 2016, na propriedade de Marcelo Luchetta, na comunidade de Braço Direito. “Por ser um município de destaque na produção de tilápias, é um ótimo local de campo experimental para observação do desenvolvimento da Tilápia Gift, que é objeto de estudo para o melhoramento da espécie por parte da pesquisa do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri (Cedap)”, diz Tatiane.

O viveiro escavado de 1700 m² foi povoado com 9 mil alevinos da Tilápia Gift Epagri, mantendo uma densidade 5 peixes/m². Na última avaliação, realizada em 17 de maio de 2017, os peixes estavam com 29 cm e 588 gramas de média, apresentando uma conversão alimentar de 1,16 e um ganho médio de peso de 3,5 gramas/dia, o que é um ótimo resultado para um período de 166 dias de cultivo, de acordo com a extensionista. Ela explica que o acompanhamento está sendo realizado quinzenalmente com biometrias, análises da qualidade de água do viveiro e anotação dos custos de produção, com o apoio dos pesquisadores do Cedap.

 

Fonte: Epagri