You are currently viewing Programação de aniversário de Corupá inicia no sábado com Concurso da Rainha dos 120 anos

Programação de aniversário de Corupá inicia no sábado com Concurso da Rainha dos 120 anos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O aniversário de Corupá é comemorado no dia 7 de julho, mas a programação dos 120 anos de fundação da cidade já começa no próximo fim de semana. A tarde de sábado (24) será recheada de eventos que valorizam a cultura alemã e a integração entre a comunidade com a definição dos Reis do Tiro e da Rainha dos 120 anos. A programação começa às 14 horas com desfile das sociedades de tiro da cidade saindo da Secretaria de Educação e Cultura indo até o salão paroquial da Igreja São José. No local haverá competição de tiro, apresentações folclóricas e musicais e baile. O ponto alto da comemoração será o concurso para seleção da Rainha dos 120 anos de Corupá e apresentação das majestades do tiro. 

 

A entrada será gratuita, sendo vendidos doces, salgados e café promovido pela Associação de Pais e Professores (APP) do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Corupá (Cejac) com serviço de bar coordenado pela Associação Corupaense de Futebol Americano Buffalos. 

 

Na próxima semana, a Secretaria de Educação e Cultura vai divulgar os outros eventos que integram a continuação da programação dos 120 anos de Corupá. 

 

Confira a Programação:

 

14h – Desfile das Sociedades, com saída da Secretaria de Educação e Cultura  até o salão paroquial da Igreja São José, acompanhada da Banda Jazz Band Elite.

 

14h30 – Sorteio e início da Competição de Tiro.

 

14h30 às 15h30 – Apresentação da Banda Jazz Band Elite.

 

15h30 às 16h – Apresentação de dança do Grupo Folclórico Bergland.

 

16h às 18h – Tarde dançante.

 

18h – Desfile de Escolha da Rainha dos 120 Anos de Corupá.

 

19h – Apresentação das Majestades de Tiro ao Alvo e a Rainha dos 120 Anos de Corupá.

 

Das 19h30h a meia-noite – Baile.

 

 

 

Sobre Corupá

 

 

Corupá foi fundada em 7 de julho de 1897, com o nome de Hansa Humboldt, em homenagem ao naturalista alemão Alexander Von Humboldt e a Companhia Hanseática de Colonização de Hamburgo, que visava colonizar o Estado.

A data de fundação refere-se ao dia em que os alemães Otto Hillbrecht e Wilhelm Ehrhardt compraram os primeiros lotes coloniais. Estes pioneiros, vindos da Alemanha, desembarcaram em São Francisco do Sul no dia 30 de junho de 1897 e chegaram a Hansa Humboldt vindos de barco pelo Rio Itapocu.

Corupá foi colonizada principalmente por imigrantes alemães, italianos e poloneses. Ao longo dos 120 nos de história, apresenta de forma mais enfática a tradição e a cultura descendente de alemães, desde a alimentação e costumes, como também aspectos artístico-culturais.

Em  1º de janeiro de 1944, o nome Hansa Humboldt mudou para Corupá, que em língua indígena significa “lugar de muitas pedras”. A mudança do nome por conta da política nacionalista do presidente Getúlio Vargas. O município de Corupá foi criado em 21 de junho de 1958.

Corupá é a Capital Catarinense da Banana e também tem como forte o cultivo das plantas ornamentais. O município também mantém atividades no ramo industrial com empresas na área moveleira, metalúrgica, eletro-eletrônica e têxtil.

 Entre as atrações turísticas da cidade estão as cachoeiras, dentre estas o Parque Rota das Cachoeira, as montanhas e os lugarejos do interior, além do Seminário Sagrado Coração de Jesus que sedia eventos durante o ano todo.

 Fonte: PMC