Os Engenheiros Vinicius Ragghianti e Marcelo Curtarelli da Fundação CERTI apresentaram nesta terça-feira, dia 28 de junho na AMVALI, os resultados do Cenário Tendencial dos Recursos Hídricos com o prognóstico da situação da água em Santa Catarina para os próximos vinte anos, resultados da construção do Plano Estadual de Recursos Hídricos. O encontro na AMVALI reuniu representantes de entidades e municípios da Região Hidrográfica 06 da Baixada Norte dos Comitês de Bacia Hidrográfica do rio Itapocu e rios Cubatão e Cachoeira Joinville.
De acordo com os resultados obtidos no PERH/SC, Santa Catarina apresenta um cenário crescente de demanda por recursos hídricos para a maioria dos setores usuários de água.
No cenário atual, a agricultura através da irrigação é o maior usuário e consumidor de recursos hídricos no Estado, seguido pelo uso industrial e de abastecimento urbano.
De acordo com as pesquisas realizadas pelos técnicos da Fundação CERTI, entre os anos de 2019 e 2023, o setor industrial será responsável pela maior vazão de retirada no Estado, embora o maior consumo continue sendo do setor da irrigação (45% do total consumido). Para os horizontes analisados, é esperado um aumento da criticidade em todas as regiões de Santa Catarina.
Em relação ao balanço quantitativo, os recursos hídricos do Estado de SC encontram-se em nível confortável, já em relação aos balanços qualitativo e quali-quantitativo, os recursos hídricos do Estado de SC encontram-se em nível muito crítico/péssimo.
Algumas das alternativas de compatibilização sugeridas para a manutenção da qualidade e quantidade da água de Santa Catarina é a redução de cargas poluentes proveniente de esgotamento sanitário e da criação animal. O relatório também propõe maneiras de reduzir cargas poluentes provenientes dos efluentes industriais, reduzir o consumo de água e maneiras para o reuso dos recursos hídricos. Métodos de redução das perdas no abastecimento público, melhorias de processos industriais e métodos eficientes de irrigação também fazem parte do trabalho.
O objetivo final do PERH/SC é propor maneiras de prevenir e apontar alternativas e soluções para potenciais problemas com a gestão de água, gerando segurança hídrica para o desenvolvimento econômico e social de todo o estado, com o foco em melhorias da qualidade de vida em equilíbrio com o meio ambiente.
Mais informações em: https://www.facebook.com/perhsc/ | E-mail scperh@gmail.com
Fonte: Assessoria do Meio Ambiente Amvali