You are currently viewing Projeto Mananciais vai beneficiar o Sete de Janeiro

Projeto Mananciais vai beneficiar o Sete de Janeiro

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os proprietários de imóveis localizados à montante da captação da Águas de Massaranduba, que é a região do 7 de Janeiro, começam a ser mobilizados para a recomposição das nascentes e das matas ciliares, com base nas informações prestadas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Projeto Mananciais, resultado do termo de colaboração entre o Fundo Nacional do Meio Ambiente e Amvali, tem como finalidade a recuperação florestal para a proteção dos mananciais e melhora da qualidade da água. Em Massaranduba, a bacia prioritária para recuperação e conservação da água é do Rio de 7 de Janeiro. Por isso serão contempladas as propriedades rurais que possuem até 48 hectares (192 morgos) e estejam acima da captação de água no município. Para tanto, está agendado um encontro com a equipe do Projeto Mananciais para o dia 9 de agosto, na comunidade.

O Projeto Mananciais consiste na mobilização, cadastro e assinatura dos termos de compromisso dos proprietários interessados na adesão, visita às propriedades rurais, elaboração e implantação dos projetos de recuperação nas propriedades, onde poderá ser realizado o plantio de mudas florestais nativas ou cercamento e o monitoramento e manutenção das áreas em recuperação. Massaranduba possui 68 imóveis rurais que precisam recuperar suas nascentes e matas ciliares na bacia do Rio 7 de Janeiro, somando 23 hectares, cinco nascentes e sete km de rios a recompor, segundo dados do Cadastro Ambiental Rural.

Proprietários rurais já podem aderir fazendo a inscrição

O Município assinou o termo de parceria ao Projeto Mananciais no dia 26 de junho. As atividades do projeto ocorrem em parceria com a Secretaria de Agricultura, Epagri, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Os proprietários rurais interessados em participar poderão aderir fazendo sua inscrição pessoalmente na Secretaria de Agricultura, apresentando o recibo de inscrição no CAR ou por meio do link: http://bit.ly/ProjetoMananciais.

Os proprietários rurais interessados assinarão um termo de compromisso e receberão os projetos de recuperação florestal de suas matas ciliares e nascentes, além da execução de todo o projeto em sua propriedade, sem custo. Assim, os beneficiados estarão regularizando ambientalmente as suas propriedades, melhorando a quantidade e qualidade da água. 

A iniciativa pretende recuperar 770 nascentes em 550 propriedades agrícolas nos municípios que integram a bacia hidrográfica do Rio Itapocu, à montante das captações de água. Para todas as fases do projeto o Ministério do Meio Ambiente, via FNMA, vai destacar R$ 2,9 milhões. Parte já foi liberada.

 

Fonte: Jornal do Vale do Itapocu