Três estudantes de Corupá recebem nesta terça-feira (25) premiação da 12ª Olimpíada Brasileira da Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia de entrega será às 14 horas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A Olimpíada é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais, e escolas privadas (que passaram a concorrer este ano), bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação.
As medalhas de prata e bronze que as três estudantes das escolas municipais São José e Aluísio Carvalho de Oliveira, de Corupá, vão receber são referentes à Olimpíada de 2016. Acompanharão as três alunas, pais e professores. Ao todo no Brasil serão distribuídas 500 medalhas de ouro, 1500 de prata e 4500 de bronze. As provas da Olímpiada sempre ocorrem no ano anterior da premiação, por isso os estudantes selecionados receberão as medalhas referentes às provas de 2016. Os selecionados deste ano receberão em 2018.
Aos alunos medalhistas da OBMEP também passam pelo Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). O PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo País, e também no fórum virtual. Tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas. Desde 2005, a OBMEP já ofereceu a mais de 42 mil alunos a oportunidade de estudar matemática por um ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais de 2.200 alunos participaram do programa como ouvintes.
Segundo a secretária de Educação e Cultura de Corupá Miriam Taufenbach, é um orgulho para o município ter estudantes medalhistas na OBMEP, pois se trata de uma competição nacional e a participação de alunos de Corupá neste evento mostra o potencial do ensino das escolas da cidade.
Confira os nomes das medalhistas de Corupá da OBMEP de 2016:
– Natália Mirela de Lima, 12 anos – medalha de prata, estudante do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José
– Luana Caroline Benkendorf , 15 anos – medalha de bronze, estudante do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira
– Maria Eduarda de Souza, 14 anos – medalha de bronze, estudante do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira.
Fonte: Secretária de Educação e Cultura Miriam Taufenbach, contato 3375-1399