Técnicos da AMVALI do meio ambiente e turismo participaram no dia 02 e 03 de agosto da apresentação pública do Plano de Manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio F. Battistella e da Capacitação para guias de turismo, em Corupá.
O evento iniciou no dia 2 de agosto às na sede RPPN, mais conhecida como Rota das Cachoeiras, com a apresentação pública do Plano de Manejo da RPPN, realizada pelo Gerente Meio Ambiente da Mobasa, Engº Florestal Marmonn Nadolny.
Foram apresentadas as Formações Vegetais e fauna ocorrentes na Rota das Cachoeiras e atributos naturais de alto valor de Conservação pelo Dr. Ademir Reis, biólogo. E ainda sobre o zoneamento do Plano de Manejo, atributos naturais, atendimento ao visitante, infra estrutura e normas de segurança para visitação segura na Reserva.
Foi destacada a importância da RPPN para a preservação do bioma da Mata Atlântica, ressaltando a presença de espécies vegetais raras e endêmicas, característica que reforça a relevância da proteção deste remanescente florestal.
Na quinta-feira (3) a AMVALI e o Comitê Itapocu foram convidados a palestrar sobre a Conservação dos recursos hídricos e contribuições da reserva para a Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, no “Curso de apresentação da Rota das Cachoeiras e seus atributos naturais relevantes, Normas e a Atuação de Guias Turísticos e Agências de Turismo na Rota das Cachoeiras”, ministrada pelo Geógrafo e Mestre em Desenvolvimento Regional, Felipe Augusto H. D. de Oliveira
Na apresentação foi destacada a importância da reserva na conservação dos recursos hídricos, sendo apresentadas para os guias turísticos, as características naturais e relacionadas ao uso da água da nossa região.
Essas ações reforçam o trabalho e a missão que a AMVALI possui em fomentar o turismo em nossa região, bem como o apoiar a pesquisa e disseminação de conhecimento sobre as nossas características naturais, sociais e culturais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Amvali