Representantes de empresas e empreendimentos ligados ao turismo, agências e outros segmentos desta área estão reunidos até o fim da tarde desta terça-feira (29) na Associação Empresarial de Corupá (Aciac) no Seminário Participativo do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) de Corupá realizado numa parceria entre a Prefeitura de Corupá e o Sebrae/SC. O objetivo do seminário é apresentar os estudos preliminares e diagnóstico do turismo em Corupá e realizar o worshop de avaliação dos fatores que envolvem o desenvolvimento da economia do turismo no município. O lançamento dos trabalhos para constituição do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo em Corupá ocorreu em junho e também conta com a participação do Consórcio Intermunicipal Quiriri formado por São Bento do Sul, Campo Alegre, Corupá e Rio Negrinho.
O prefeito João Carlos Gottardi esteve na abertura do seminário e destacou a importância de Corupá constituir o Plano de Desenvolvimento do Turismo, ramo que pode gerar ainda mais empregos e renda para a população do município. “Já temos um grande potencial para o turismo, isso graças à natureza exuberante que o município conta. Precisamos agora saber tirar proveito do que o turismo oferece de melhor e a constituição do plano de turismo nos levará a isso. É um trabalho em que vamos colher os frutos no futuro e que precisava ser implementado no município e região”, destaca.
O consultor do Sebrae Carlos Cappelini explica que a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) começou pelo estudo preliminar que tem a participação de diversas entidades do município e o levantamento de todas as características do município.
Outro ponto para a elaboração do plano foi a inclusão dos hotéis, pousadas, casas de hospedagens, propriedades rurais e toda a parte de alimentação, abordando o que de fato diferencia a região, incluindo as características naturais. “Precisamos ter uma caraterização completa desse diferencial porque será este levantamento que fará com que o turista se interesse em se deslocar para a região. Por isso hoje realizamos o seminário com a participação de representantes de entidades e empresas do setor para apresentar as dados que os consultores do Sebrae coletaram sobre município”, ressaltou Capelli.
No seminário desta terça-feira foram debatidas as questões estratégicas para o turismo que vão englobar a missão do desenvolvimento turístico de Corupá e também cidades envolvidas como São Bento, Rio Negrinho e Campo Alegre. Entre as análises da oferta turística estiveram os meios de hospedagem, estabelecimentos que oferecem alimentos e bebidas, atrativos turísticos, eventos, oferta complementar e segmentos prioritários e emergentes.
Conforme Capelli todas as estratégias serão definidas em conjunto com os diretamente envolvidos com o turismo e interessados. A ideia é desenvolver produtos turísticos integrados, com objetivo principal de aumentar a qualidade da experiência turística, qualificar os espaços, aumentar o volume de visitantes e, consequentemente, trazer mais benefícios socioeconômicos decorrente desta atividade. Também será possível captar mais subsídios junto ao governo, fortalecendo a articulação entre poder público e representantes do trade turístico. Tudo isso estará incluído no plano que será entregue até o fim do ano.
Desenvolvimento
O secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer de Corupá Juliano Millnitz comenta que a constituição do Plano Integrado de Desenvolvimento do Turismo cria estratégias e roteiros que envolvam a população de Corupá e região para que os turistas possam aproveitar ao máximo o que é oferecido nestas cidades e assim permanecer por mais tempo, movimentando este setor na maioria das cidades. “Assim como Corupá que tem muitos atrativos turísticos que vão desde as cachoeiras até os roteiros de ecoturismo e ciclismo, as cidades vizinhas também contam com atrativos, que integrados, fazem com que os turistas possam aproveitar ao máximo nossa região e movimentando a economia local e regional.”
Fonte: secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer de Corupá Juliano Millnitz, contato 3375-2154