Audiência pública vai discutir linha de transmissão de energia entre o Sul do PR e Norte de SC

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Está disponível na Prefeitura de Corupá a lista para os interessados em participar da audiência pública que vai apresentar o projeto da Linha de Transmissão 525 kV (LT) de Energia Blumenau-Curitiba Leste. A audiência vai ocorrer no dia 14 de setembro, às 18 horas, no Centro Cultural da Scar de Jaraguá do Sul. O projeto da LT tem 143 km de extensão e atravessa o território de nove municípios saindo de São José do Pinhais (PR) passando por Campo Alegre, São Bento do Sul, Corupá, Jaraguá do Sul, Pomerode e Blumenau tendo como responsável a Copel Geração e Transmissão do PR, Construtora IG e JGP Consultoria com supervisão do Ibama.

A audiência pública do projeto da Linha de Transmissão 525 kV é uma das etapas de avaliação do impacto ambiental e o principal canal de participação da comunidade nas decisões em nível local. Esse procedimento consiste em apresentar aos interessados o conteúdo do Estado de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) esclarecendo dúvidas e recolhendo as críticas e sugestões sobre o empreendimento e as áreas a serem atingidas.

Segundo a engenheira civil Renata Cristina Moretti, coordenadora  do EIA/Rima da Linha de Transmissão este projeto vem reforçar a questão energética entre PR e SC dentro do sistema interligado nacional de energia e por isso, além dos estudos ambientais para a constituição de uma nova linha de transmissão, também é necessária a participação da população para que conheça o projeto e opine a respeito.

Como funcionam as linhas de transmissão de energia

No Brasil, quase 70% da energia elétrica é produzida por hidrelétricas que a transmite por meio de cabos de alta resistência. Para tal, é preciso que uma altíssima tensão elétrica seja gerada, evitando desperdícios ao longo do caminho.

Esta energia em alta voltagem viaja pelos fios da rede elétrica, passando por torres e subestações de energia que, por sua vez, adequam a voltagem para o consumidor final. As subestações enviam esta energia até as cidades, através da fiação elétrica que passa pelos postes que vemos nas ruas. 

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Corupá