Teve início nesta segunda-feira (11), a programação de cursos gratuitos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com a Prefeitura de Jaraguá do Sul por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento. Duas capacitações, voltadas as produtores rurais do município, ocorreram no mesmo dia. Na sede da Associação Jaraguaense de Aquicultores (AJA), no Rio da Luz, ocorreu o curso sobre Beneficiamento e Conservação de Pescado
As aulas se estendem até esta terça-feira (11). No primeiro dia o enfoque foi mas teórico mas estão previstas atividades práticas O conteúdo, voltado a piscicultura artesanal abordará os seguintes temas: 1 – Legislação; 2 – Segurança e Saúde no Trabalho; 3 – Higiene na Manipulação de Alimentos; 4 – Abate e Evisceração de Pescado; 5 – Pescado Inteiro para Congelar; 6 – Pescado em Postas para Congelar; 7 – Pescado em Filé s para Congelar; 8 – Filés e Postas Defumadas; 9 – Linguiça de Peixe Defumada; 10 – Surimi; 11 – Rolinhos de Peixe; 12 – Caldo de Peixe; 13 – Espetinho de Peixe Empanado; 14 – Fishburger; 15 – Croquete de Peixe.
A outra capacitação ministrada nesta segunda-feira foi a de Cultivo Protegido de Hortaliças. Hoje as aulas teóricas ocorreram na própria Secretaria, mas nessa quarta-feira, os participantes vão a campo para execercitar a parte prática deste trabalho. Recentemente, o secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da PMJS, Daniel Peach, destacou que o cultivo protegido é um dos alicerces do Programa Cinturão Verde, que pretende implementar o segmento agrícola no município.
Mais duas capacitações para produtores locais acontecem em setembro Na próxima semana, dias dias 19 e 20, ocorre o curso de “Processamento de Carne de Frango”: A aula teórica será Secretaria e a prática em local a definir. Já no dia 27 ocorre a capacitação sobre “Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural” na sala de informática do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).
Fonte: Daniel Peach – secretário de Desenv. Rural de Abast. da PMJS – 2106-8111