You are currently viewing Projeto de literatura e reciclagem é lançado em Corupá

Projeto de literatura e reciclagem é lançado em Corupá

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Mais de 40 professores do pré-escolar ao 5º ano da rede municipal de ensino de Corupá participaram na manhã desta quarta-feira (13), no auditório do Grupo Lunelli, no município, da oficina de lançamento do Projeto Preservar – Livro e Leitura 2017. O projeto é realizado pelo Instituto Evoluir, em parceria com o Grupo Lunelli e a Prefeitura de Corupá. Nesta quinta-feira (14) a iniciativa será iniciada nas quatro escolas municipais de Corupá e vai envolver 1.329 alunos. Também estiveram presentes na abertura da oficina o prefeito João Carlos Gottardi, a secretária de Educação e Cultura Miriam Taufenbach, a diretora administrativa do Grupo Lunelli Viviane Lunelli, a presidente do Instituto Evoluir Cristina Marques e os autores dos livros que serão distribuídos este ano.

No total são cinco livros diferentes que serão entregues um a cada 15 dias. Os autores, que são de Corupá e região, também vão percorrer as escolas. O projeto envolve ainda recicladores do município.

O Projeto Preservar – Livro e Leitura tem como objetivo incentivar a leitura e a consciência ambiental por meio da coleta seletiva de lixo reciclável e troca na escola por um livro e é aplicado em Corupá e Guaramirim.

O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi esteve presente na abertura da oficina do Projeto e ressaltou que esta ação além de promover a leitura nas escolas, também promove a consciência ambiental entre os alunos. Gottardi elogiou o empenho e preocupação do Grupo Lunelli com a cultura e o meio ambiente em Corupá.

A diretora administrativa do Grupo Lunelli Viviane Lunelli, comenta que o grupo investe anualmente entre R$ 180 mil e R$ 250 mil para colocar em prática esta iniciativa. “Mantemos o Projeto Preservar é Amar desde 2002. Em 15 anos fizemos muitas ações em escolas de Corupá e voltadas à reciclagem e à leitura. E desde 2013, firmamos parceria com o Instituto Evoluir para ampliar e aplicar o Projeto Preservar –Livro e Literatura nas escolas municipais de Corupá”, destaca.

A cada  um quilo de material reciclável (plástico, papel, papelão, pet) recolhido, o aluno troca por um livro. Em 2016, o Projeto Preservar – Livro e Leitura completou 10 anos. Em Corupá, está na terceira edição.

Segundo presidente do Instituto Evoluir Cristina Marques, o projeto tem como objetivo praticar atitudes ambientalmente responsáveis e resgatar valores como a herança cultural, amor e respeito à natureza, além de valorizar os escritores da região. Em cada escola, haverá um colaborador ambiental que fará o recolhimento e a pesagem do material entregue pelos alunos.  

Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Corupá