Representantes de cooperativas de recicladores trataram na sexta-feira (15) com os vereadores Arlindo Rincos, Anderson Kassner e Ronaldo Magal sobre alternativas para a volta dos sacos verdes para a coleta seletiva de materiais recicláveis, haja visita que o Samae não poderá assumir o financiamento. A possibilidade de o Samae administrar essa questão foi discutida em agosto entre vereadores e recicladores.
Na sexta-feira, foram sugeridas outras formas de viabilizar a volta dos sacos verdes como convênios com o poder público via Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e a Secretaria de Obras, além de parcerias com empresas privadas classificadas como grandes geradoras de resíduos. Os vereadores assumiram o compromisso de dialogar com o Executivo na busca por solução para essa demanda.
O vereador Rincos disse que é preciso que o Município encontre uma forma de ajudar essas cooperativas pela sua importância social e ambiental, já que são responsáveis pela coleta de resíduos que serão descartados na natureza e pela geração de empregos na cidade.