You are currently viewing Fujama recebe técnicos da Rumo-ALL para tratar do derramamento de grãos na ferrovia

Fujama recebe técnicos da Rumo-ALL para tratar do derramamento de grãos na ferrovia

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente aguarda a presença dos representantes da empresa Rumo-ALL para uma reunião nesta quinta-feira (21), às 11 horas, em Jaraguá do Sul, onde será apresentado o relatório técnico de derramamento de grãos ao longo da linha férrea neste ano, concluído no último dia 14 de setembro. A empresa confirmou o envio de profissionais do setor de meio ambiente, de relações governamentais e sociais, e outros envolvidos diretamente com o assunto. 

Além da última ocorrência registrada no feriado de 7 de setembro, o relatório aponta outros derramamentos registrados desde julho deste ano na faixa de domínio sob a responsabilidade da Rumo-ALL. O presidente da Fujama, Normando Zitta Junior, lembra que o derramamento de grãos ao longo da faixa no trecho de Jaraguá do Sul é um fato que vem ocorrendo em outros períodos onde ao menos dois dos tais eventos, foram objetivos de Autos de Infração emitido contra a Concessionária pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente. Somente em 2017, foram três ocorrências de maiores proporções: em 17 de julho, 1 e 7 de setembro. 

Já em 23 de maio de 2017, o Procurador Geral do Município, Benedito Carlos Noronha, acompanhado da Advogada da Fujama, se deslocaram até Curitiba/PR para tratar sobre a possibilidade de assinatura de TAC (Termo de Ajustamento de Condutas). Foi passado que tal documento seria analisado pela equipe de advogados da RUMO-ALL. Ressalta-se que anteriormente e posteriormente foram emitidos vários e-mails da Fujama aos advogados constituídos no processo administrativo, além de contato telefônico, mas não houve respostas e nada foi consolidado para a efetivação de tal TAC.  

O relatório aponta ainda que o derramamento de grãos é um fato recorrente ao longo dos anos que vem ocasionando impactos ambientais ao longo da faixa de domínio, bem como gerando certa insegurança à população e possibilidade de proliferação de vetores; Caso não tratado em tempo hábil, gera o aumento de alimento para os roedores, ocasionando assim o crescimento populacional de tal espécie, consequentemente incremento na proliferação de vetores; e que nas duas ocorrências de derramamento de grãos ocorridas em 2017 (17/7 e 1/9) a limpeza foi executada no dia seguinte aos fatos; no dia 7, em virtude do feriado, os trabalhos de limpeza ocorreram em cinco dias após o fato. O presidente da Fujama diz que manutenção de um canal direto de comunicação com a Rumo-ALL é uma das maneiras de minimizar os impactos ambientais decorrentes dos derramamentos. 

Mesmo com a comunicação dos fatos à Rumo-ALL, a Fujama emitiu Notificação devido aos problemas ocasionados pelos três derramamentos, ocasionando mobilização de equipes da Defesa Civil, Fujama e Prefeitura de Jaraguá do Sul, bem como a possibilidade de aumento na população de roedores, tendo em vista que mesmo com a limpeza imediata, há resquícios de tal derramamento (pois não é possível efetuar a limpeza de 100% dos grãos derramados). 

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente vai solicitar ainda que a Rumo-ALL tome providências no sentido de identificar as causas destes incidentes e evite problemas ao longo da faixa de domínio.

 

Mais informações com Normando Zitta Junior, 3272-8008.