You are currently viewing Defesa Civil de Corupá alerta para baixo nível dos rios devido à falta de chuva

Defesa Civil de Corupá alerta para baixo nível dos rios devido à falta de chuva

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A falta de chuva há mais de 90 dias na região ocasionou a diminuição acentuada do nível dos rios e nascentes de Corupá. Devido a esta situação, a Defesa Civil do município em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, estão tomando medidas que vão desde a orientação da população para economia de água evitando assim desperdícios, até levando caminhões-pipa para o interior para auxiliar nos casos em que houve a baixa considerável na água dos poços.

Segundo o diretor da Defesa Civil de Corupá Claudio Siqueira, algumas nascentes que ficam em morros de Corupá já secaram devido à falta de chuva, além disso, os rios Ano Bom, Hansa Huboldt, Itapocu, Pedra de Amolar e Rio Novo estão entre 20cm e 40cm abaixo do nível normal.

A Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura de Corupá  atenderam esta semana moradores do interior do município que usam água de poço e que tiveram uma redução significativa do nível destes locais. Para alguns casos, foi levada água não potável com caminhão-pipa da Prefeitura para dar aos animais e para uso emergencial em caso de descargas de banheiro e lavação de roupas.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil já foi comunicada da situação de Corupá e agora a Defesa Civil local aguarda avaliação do sistema Epagri/Ciram que vai avaliar se município enquadra-se no estado de alerta.

Famílias que perceberem que as nascentes ou poços estão secando podem procurar a Secretaria de Infraestrutura para comunicar a situação, já que está também serve como dado a ser repassado ao governo estadual. O contato da secretaria é o 3375-3559.

Siqueira também pede à população para evitar queimadas. “Queimar lixo ou entulhos no quintal e jogar bitucas de cigarro no acostamento de ruas e rodovias  pode ocasionar incêndios de grandes proporções, ainda mais nesta época de estiagem”, comenta.  

Abastecimento

De acordo com o presidente da Autarquia Águas de Corupá Renato Wedderhoff, também secretário interino de Infraestrutura,  no momento ainda não há risco de falta de água tratada para o abastecimento da população do município, mas alerta para que as pessoas economizem água porque se a estiagem continuar nos próximos dias, o município poderá vir a ter problemas.  

Enquanto persistir a estiagem a Secretaria de Infraestrutura de Corupá está reduzindo a irrigação das ruas no município. O secretário Renato comenta que esta redução da irrigação se deve ao auxílio às famílias que tiveram problemas com a diminuição considerável do nível dos poços e que estão tendo prioridade para receber água do caminhão-pipa para que seja dada aos animais e usados para afazeres domésticos. 

fontes: diretor da Defesa Civil de Corupá Claudio Siqueira, contato 3375-3559 e presidente da Autarquia Águas de Corupá Renato Wedderhoff, também secretário interino de Infraestrutura, contato 3375-3247

Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Corupá