Esta semana foi a localidade do Sertãozinho, em Barra Velha, que recebeu a apresentação do Projeto Mananciais. A reunião aconteceu dia 27 de setembro, no salão da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O Projeto Mananciais é resultado do termo de colaboração entre o Fundo Nacional do Meio Ambiente e Amvali. Nele o pequeno agricultor terá a recomposição da sua mata ciliar. Dessa forma, além de auxiliar na melhora ambiental da região, o Projeto também atua na regularização ambiental das propriedades.
O projeto pretende recuperar as florestas das Áreas de Preservação Permanente nas nascentes e faixas marginais dos rios, das pequenas propriedades rurais na Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu. Os agricultores que participam do Projeto Mananciais são beneficiados com um projeto gratuito de Recuperação Ambiental na sua propriedade.
Segundo Luciano Boss, gerente da Agência da Casan de Barra Velha, esta semana a companhia teve que abrir as comportas na barragem do rio Itinga por conta da estiagem no rio. Ainda, a falta de mata ciliar nesse manancial corrobora para piorar a situação, além da falta de chuvas.
Fonte: Setor do Meio Ambiente da AMVALI – 3370-7933