O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi e o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer de Corupá Juliano Millnitz receberam nesta terça-feira (24), durante o 2º Seminário Participativo do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), o diagnóstico preliminar PDITS do município desenvolvido pelo Sebrae/SC. Esse documento contém as informações e levantamento preliminar do turismo no município que foram levantados pelos consultores do Sebrae e contaram com o auxílio de representantes do setor turísticos do município. O diagnóstico preliminar foi entregue pela coordenadora do Sebrae da região Norte Milena de Freitas, pela analista para a região de Jaraguá Zenilde Balssanelli e pelo consultor Carlos Cappelini.
Desde junho, a Prefeitura em parceria com o Sebrae trabalham para a constituição do plano que deve traçar os rumos do turismo no município. Em agosto, ocorreu o primeiro seminário com a participação popular e nesta terça-feira ocorreu o segundo também com a participação de representantes do setor turístico e interessados. A terceira etapa do plano é a consolidação do diagnóstico do turismo no município finalizando em dezembro com a entrega do plano.
O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) será composto de todas as estratégias definidas em conjunto com os representantes de setores diretamente envolvidos com o turismo e interessados. A ideia é desenvolver produtos turísticos integrados, com objetivo principal de aumentar a qualidade da experiência turística, qualificar os espaços, aumentar o volume de visitantes e, consequentemente, trazer mais benefícios socioeconômicos decorrente desta atividade. Também será possível captar mais subsídios junto ao governo, fortalecendo a articulação entre poder público e representantes do trade turístico.
O prefeito João Carlos Gottardi comenta que Corupá hoje já se destaca na agricultura com a produção da bananicultura e com o cultivo de plantas ornamentais, além disso, conta com um comércio e indústria fortificados e tem também grande potencial hídrico devido suas nascentes, rios e cachoeira. “Agora precisamos fortaleceu o turismo em nosso município, aproveitando o que a natureza nos oferece e com a participação de toda a comunidade”, ressalta.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer de Corupá Juliano Millnitz a parceria com o Sebrae foi a iniciativa mais importante que o município tomou para a constituição do Plano Municipal de Turismo. “O desenvolvimento deste plano pelo Sebrae, além de contar com um diagnóstico e levantamento do turismo, está envolvendo a comunidade para pensar e desenvolver este setor, levando-a a sentir-se dona e responsável pelo plano”, completa.
Experiências de Turismo
O 2º Seminário Participativo do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) que ocorreu nesta terça-feira também contou com a participação do consultor do Sebrae de Florianópolis Luiz Renato Ignarra, doutor em turismo. Para ele uma das características importantes de Corupá é que o município possui natureza preservada e rica sendo um fator atraente para o turista atualmente.
Outra característica destacada pelo experiente consultor é que os turistas procuram hoje mais do que um destino que possa descansar, mas destinos que possa ter novas experiências. “No caso de Corupá, a oferta do turismo de aventura, ecoturismo e produção de banana podem oferecer produtos que propociam essas novas experiências aos turistas. Então precisamos que a iniciativa privada abrace esse projeto liderado pela Prefeitura para alavancar o turismo no município. Assim poderemos colocar Corupá com um destino diferenciado, com qualidade e sustentabilidade se distinguindo de outras cidades”, concluiu.
fonte: secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer de Corupá Juliano Millnitz, contato 3375-2154
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Corupá