Cerca de 2 mil quilos de material reciclado foram coletados esta semana nas quatro escolas municipais de Corupá durante a troca por livros de literatura infantil dentro do Projeto Preservar – Livro e Leitura desenvolvido pelo Instituto Evoluir de Blumenau, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá.
O projeto iniciou em meados de setembro e já está na quarta etapa encerrando com cinco trocas de materiais recicláveis por cinco livros de autores da região. Nesta etapa a troca de recicláveis foi pelo livro “Os Macamigos”, dos autores Cristiano Sieves e Raquel Sieves, obra infantil trabalhada com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A cada quilo de material reciclável (plástico, papel, papelão, pet), o aluno recebe por um livro.
O objetivo principal do projeto é formar leitores e possibilitar que a criança conquiste seus livros, por meio de uma ação educativa de preservação e conservação do meio ambiente. Ao longo do projeto, o objetivo também é estimular o hábito da reciclagem.
Um das novidades desta etapa do Projeto Preservar – Livro e Leitura foi a realização de filmagens da troca de reciclável na Escola José Pasqualini, com depoimento dos alunos Lucas João, Jade Naiara Daniel, Sofia Rocha e do reciclador Francisco de Assis Raimundo (Chiquinho). Na Escola Aluísio Carvalho de Oliveira, registrou o depoimento de Lavínia Morozini.
Outra atividade do projeto Preservar Livro e Leitura é a Playtable, a mesa de jogos educativos e com as obras dos autores, que permite aos alunos interagirem de forma lúdica, usando a tecnologia. Na playtable, as histórias são narradas pelos próprios autores, com efeitos de animação nas imagens.
A Playtable circulará pelas escolas, para que crianças e professores tenham acesso a esta experiência lúdica e interativa. O cronograma está assim definido:
24 a 31 de outubro: Escola Muncipal José Pasqualini
01 a 7 de novembro: Escola Muncipal Francisco Mees
8 a 14 de novembro: Escola Municipal São José
20 a 30 de novembro: Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira
Última troca ocorre em 9 de novembro
A última troca de material reciclado por livros dentro do Projeto Preservar – Livro e Leitura será no dia 9 de novembro com a troca do livro “O colecionador de porquês”, da autora guaramirense Valcíria Lana de Souza.
Na última troca, os alunos que não conquistaram algum dos livros terão a oportunidade de levar os quilos de reciclável necessários para fazer a troca.
Calendário de trocas, autores e quantidade de material recolhido:
1-A Figueira – autora Marilei Silveira de Abreu: troca no dia 14 de setembro _ No livro Marilei conta a história da figueira sexagenária, que se transformou no maior símbolo da Escola de Educação Básica Teresa Ramos, personagem que faz parte da vida de gerações e encanta quem a conhece.
1ª etapa – recolhidos 1.737,5 kg de material reciclável.
2-Agnes no Pomar de Delícias – autora Jiane Elisa Winter: troca no dia 28 de setembro – Jiane Winter homenageou a figura de sua avó Agnes, a família, a beleza e inocência da infância e as delícias encontradas na vida junto à natureza.
2ª etapa – recolhidos 1.960, 3 kg.
3-Alice – autora Leoni Edite Narloch Cimardi: troca no dia 10 de outubro – A autora Leoni Cimardi toca em um tema muito importante: o respeito à vida do animal de estimação. Escrita com sensibilidade, essa história mostra a responsabilidade de diferenciar para a criança a posse de um brinquedo com a de um ser vivo que precisa de amor, cuidado e a atenção.
3ª etapa – recolhidos 1.953 Kg
4-Os Macamigos – autores Cristiano Sieves e Raquel Sieves: troca no dia 26 de outubro – Os autores escreveram a história de uma linda amizade entre dois macacos muito especiais, Kiko e Lico, um macaco surdo e outro ouvinte. Obra infantil com Libras (Língua Brasileira de Sinais).
4ª etapa – recolhidos 1.955,5 Kg
5-O Colecionador de Porquês – autora Valcíria Lana de Souza: troca no dia 9 de novembro – A autora se inspirou em uma história real de nossa cidade, do corupaense Alexandre Viebrantz, que sempre foi referência em informática, desde jovem quando conquistou a premiação de um computador no “Projeto Preservar é Amar”, em 2004, pela Escola Aluísio. Essa obra convida a criança a explorar, questionar, criar, inventar e sonhar.
Mais sobre o Projeto
O Grupo Lunelli mantém o Projeto Preservar é Amar desde 2002. Em 15 anos foram realizadas muitas ações em escolas de Corupá e voltadas à reciclagem e à leitura. E desde 2013, foi parceria com o Instituto Evoluir para ampliar e aplicar o Projeto Preservar – Livro e Leitura nas escolas municipais de Corupá
O projeto Preservar Livro e Leitura, criado para atuar nas escolas, é uma extensão do projeto Preservar é Amar do Grupo Lunellli. O projeto tem como premissas:
– Salvar a cultura local de se perder em meio a tantas informações e formações provenientes de outros lugares.
– Defender a autoestima de um povo através de sua identidade histórica e cultural.
– Manter a continuidade do processo de transmissão dessa cultura ensinando as novas gerações.
– Proteger patrimônios materiais e imateriais da cultura local, incluindo patrimônios naturais.
– Cuidar de se envolver com responsabilidade e respeito.
– Resguardar a herança cultural para a próxima geração.
– Conservar as tradições que tornam uma comunidade única e original.
– Ensinar – a amar a natureza, a família, a comunidade, a sua história e a história de sua cidade.
Colaborou com o texto: Darci Rutsatz