You are currently viewing Massaranduba Terá Oficina Sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs

Massaranduba Terá Oficina Sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
O evento faz parte de um dos segmentos do projeto desenvolvido na Secretaria de Agricultura e conta com a ilustre presença de duas personalidades:
Sr. Alesio doa Passos Santos e Sra. Viviane Corazza.
 

ALESIO DOS PASSOS SANTOS: Coordenador da Farmácia Viva Itinerante, membro do Grupo Semente, presidente do Comitê de Gerenciamento das Águas da Lagoa da Conceição, presidente da Fundação Lagoa, professor de fitoterapia, pesquisador etno-botânico, representante da Assembleia Legislativa de SC como membro do Conselho Estadual de Alimentação Escolar e funcionário público estadual.

Ganhou prêmio Qualidade de Vida pela Federação Ecológica Catarinense – FEC. Montou o primeiro jardim medicinal na Assembleia Legislativa de SC e atualmente ministra palestras em diversos eventos.

 

VIVIANE CORAZZA: Farmacêutica e bioquímica pela Uri Campus de Erechim (RS), com pós graduação em plantas medicinais pela faculdade Padre Bagozzi de Curitiba (PR). Em sua atuação profissional, leva em conta a alquimia dos preparados cosméticos, o potencial de cura das mãos que os preparam e o equilíbrio das energias femininas e masculinas na alma de todos nós.

 

O evento está sendo organizado através da Secretaria de Agricultura, com a colaboração do Sindicato Rural de Massaranduba, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e EPAGRI.

Na ocasião teremos a oportunidade de conhecermos ainda mais sobre as ditas PANCs: identificação, cultivo, produção de mudas, formas de utilização e benefícios a saúde.

Conhecendo um pouco sobre as PANCs: As Pancs nada mais são do que plantas alimentícias não convencionais. Fazem parte das Pancs plantas que nós não consumimos como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento. Contribui também o fato de elas não serem facilmente encontradas em mercados e geralmente serem consideradas “mato”, “ervas daninhas” ou “invasoras” por crescerem espontaneamente junto com plantas que cultivamos. Jogando-as fora, estamos perdendo a oportunidade de consumir alimentos com um alto valor nutricional por falta de informação.

Para se ter uma ideia, a rúcula que consumimos hoje era considerada erva daninha há pouco tempo. Também são consideradas Pancs, as plantas que são subaproveitadas, como a bananeira – além dos frutos, os mangarás (corações ou umbigos) podem ser aproveitados mas acabam desperdiçados.

Comece a incluir as Pancs em sua alimentação. Essas plantas podem ser utilizadas em várias receitas.

Venha participar deste evento, não perca a oportunidade. Inscrições no Sindicato Rural de Massaranduba localizado ao lado do estacionamento KAJOTA.