Um importante passo para o desenvolvimento do turismo regional foi dado na manhã desta segunda-feira durante a assembléia do Consórcio Intermunicipal Quiriri, realizada na Associação Empresarial de Corupá.
Na ocasião, contando com as presenças do prefeito de São Bento do Sul, e presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri, Magno Bollmann, dos prefeitos Rubens Blaszkowski (Campo Alegre), João Carlos Gottardi (Corupá), e Julio Ronconi (Rio Negrinho), Abel Schroeder, gerente de desenvolvimento regional da ADR de Mafra, além de secretários e diretores de desenvolvimento econômico e turismo dos quatro municípios, e demais participantes, foi realizado o lançamento do Plano Estratégico Place Branding Regional e lançamento da plataforma de engajamento para o Place Branding Regional.
O gerente de desenvolvimento da ADR de Mafra, Abel Schroeder, destacou a importância do Consórcio Quiriri neste momento: “o Consórcio continua sendo de meio ambiente, mas atua com ações para o desenvolvimento da região, visando inclusive resultados com ações desenvolvidas nos municípios”, destacou Abel.
O prefeito e presidente do Consórcio Quiriri, Magno Bollmann, disse que “o que está acontecendo aqui é um sonho, e que trabalhando conjuntamente faremos deste sonho realidade”, disse, destacando ainda que “as administrações estão muito sintonizadas neste trabalho conjunto”.
Apresentação – A apresentação do Plano Estratégico Place Branding Regional ficou a cargo do Arquiteto e urbanista Gabriel Gollnick, da empresa Le Padron Arquitetura & Consultoria Técnica, empresa esta que venceu a licitação para a construção da marca regional.
Durante sua apresentação, Gabriel destacou que os objetivos principais deste projeto são a criação de uma marca regional para valorizar a região e criar uma posição de mercado, criar uma identidade da região para obter melhores resultados.
Conforme apresentou, “a marca-lugar deve orientar as cidades e a região, através de uma identidade, a se conectarem internamente e externamente”, disse Gabriel, que ainda comentou que o prazo para conclusão dos trabalhos é de aproximadamente oito meses.
O Plano Estratégico Place Branding Regional é uma ação voltada ao desenvolvimento de uma marca-lugar com o objetivo de fortalecer a região como marca única e forte para alavancar o turismo, reter talentos, atrair investimentos e resgatar o senso de pertencimento e vetores de resiliência para a microrregião dos municípios que integram o Consórcio Quiriri, criando diretrizes claras de vetores de crescimento e de comunicação para a gestão intermunicipal.
Durante o evento as quatro etapas para a construção do Plano Estratégico Place Branding Regional foram apresentadas, sendo:
Etapa 1 – Planejamento e Organização
Envolvendo a mobilização da equipe e planejamento de trabalho; coleta de informações locais; e lançamento do projeto.
Esta etapa foi concluída e apresentada neste evento.
Etapa 2 – Pesquisas e Levantamento
Nesta etapa serão realizadas pesquisas de campo, imersão e entrevistas; oficinas de criação com a sociedade, e o diagnóstico.
Etapa 3 – Concepção
Será apresentada a conceituação teórica da marca-região; elaboração das propostas de identidade visual; e eleição da melhor proposta, onde três modelos serão apresentados.
Etapa 4 – Operacionalização
E concluindo o trabalho, será implantado o comitê de gestão da marca, e serão elaboradas as mídias e itens promocionais da marca,; e por fim, o lançamento da marca-região e seus produtos.
Para quem desejar acompanhar a construção do Place-Branding e participar, o site é o www.quiriri.com.br/movimento
Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Comunicação – Prefeitura de São Bento do Sul