O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi cumpre agenda esta semana em Brasília onde participa de reuniões e visitas ao Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa), Embaixada da Alemanha e aos deputados e senadores da bancada catarinense. Gottardi solicita recursos e atenção para projetos de Corupá ligados à cultura, turismo, agricultura, saúde e infraestrutura. Um dos destaques da viagem à Brasília será na quarta-feira (8) quando Gottardi se junta a integrantes da Confederação Nacional dos Bananicultores (Conaban) representados por nove estados brasileiros, e da qual também faz parte a Asbanco de Corupá, para participar de audiência com o novo ministro da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa) Blairo Maggi. A pauta da reunião é a atenção especial para a produção e comercialização da banana brasileira.
A agenda de Gottardi iniciou na manhã desta terça-feira (7) quando o prefeito acompanhado da assessora de Cultura Roseli Siewert, da Secretaria de Educação e Cultura de Corupá participaram de reunião no Ministério do Turismo. Lá foram recebidos pelo coordenador geral de Mapeamento e Gestão Territorial Leonardo Riul e pelo diretor do Departamento de Ordenamento Turístico Rogério Coser, onde Gottardi entregou ofício solicitando a liberação de recursos no valor de R$ 250 mil para o desenvolvimento e melhorias de infraestrutura turística para Corupá. Dentre estes, está o projeto de construção de um portal turístico no município que neste ano tem trabalhado para a constituição do Plano Municipal de Turismo e para o desenvolvimento deste setor na cidade e região.
Ainda nesta terça-feira, o prefeito e a assessora de Cultura Roseli estiveram na Embaixada na Alemanha onde foi entregue uma solicitação de material complementar para as aulas da língua alemã que já ocorrem em Corupá desde setembro. Além disso, Gottardi e Rose pediram apoio para um intercâmbio cultural entre Corupá e as cidades da Alemanha. “Iniciamos com as aulas de alemão na rede municipal este ano e tivemos a grata surpresa de ter uma enorme aceitação dos pais e alunos. Por isso, é que pretendemos estreitar os laços com a Alemanha, para promover um intercâmbio cultural e ampliar ainda mais os projetos que temos nesta área em Corupá”, comenta o prefeito Gottardi.
Na quinta-feira (9), Gottardi entregará ofícios nos gabinetes dos 16 deputados federais da bancada catarinense e os três senadores do Estado solicitando recursos para obras e melhorias nas áreas de infraestrutura, cultura, turismo, agricultura e atenção básica em saúde.
O prefeito de Corupá também deve entregar ofício ao DNIT pedindo autorização para a instalação de uma academia ao ar-livre na praça que fica às margens da BR-280 perto do trevo de acesso à cidade e que será destinada a prática de exercícios pela população.
Bananicultura
Nesta quarta-feira (8) o prefeito João Carlos Gottardi se junta ao presidente da Associação de Bananicultores de Corupá (Asbanco) Adolar Benke, a diretora executiva da entidade Eliane Cristina Müller e ao prefeito de São João do Itaperiú Clézio José Fortunato para uma audiência com o ministro da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa) Blairo Maggi quando será apresentada a Confederação Nacional dos Bananicultores (Conaban).Estarão reunidos 22 representantes de associações e entidades ligadas ao setor da bananicultura de nove estados brasileiros.
Outro tema importante da reunião será o pedido de apoio do ministro Maggi para evitar que o governo federal abra o mercado para a importação da banana, fato que poderia causar um grande prejuízo ao setor produtivo do Brasil e como já ocorreu em outras ocasiões com a tentativa da entrada da banana do Equador no País. “Como representantes do município com maior produção de banana do Estado e entre as maiores do Brasil, precisamos estar enganjados para garantir que a produção desta fruta tenha prioridade no mercado brasileiro, pois desta atividade dependem milhares de famílias de agricultores”, comenta o prefeito Gottardi.
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Corupá