You are currently viewing Projeto Preservar – Livro e Leitura 2017 recolhe quase 10 mil quilos de reciclados em Corupá
crianças das escolas e o personagem do livro "O colecionador de porquês"

Projeto Preservar – Livro e Leitura 2017 recolhe quase 10 mil quilos de reciclados em Corupá

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Encerrou na semana passada a última troca de livros de literatura infantil por materiais recicláveis, por meio do Projeto Preservar – Livro e Leitura, aplicado em Corupá desde setembro.  O livro “O colecionador de porquês”, da autora guaramirense Valcíria Lana de Souza foi o quinto exemplar a ser trocado nas escolas do município.  

O Projeto Preservar – Livro e Leitura é desenvolvido pelo Grupo Lunelli e Instituto Evoluir, de Blumenau,  em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura, e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá.   A iniciativa incentiva  os alunos  a trocarem material reciclável por livros de literatura infantil. A cada um quilo de material reciclável (plástico, papel, papelão, pet) recolhido o aluno recebe um livro.

Na última etapa que ocorreu no dia 9, foram recolhidos 1.926 quilos de materiais recicláveis nas quatro escolas municipais de Corupá. Os alunos que não conquistaram um dos livros do Projeto Preservar – Livro e Leitura,  tiveram a oportunidade de fazer, levando os quilos de reciclável necessários para fazer a troca.

No livro “O colecionador de porquês”, a autora Valcíria Lana de Souza se inspirou em uma história real de Corupá,  a do jovem Alexandre Viebrantz, que sempre foi referência em informática, desde jovem quando conquistou a premiação de um computador na segunda edição do “Projeto Preservar é Amar”, em 2003, pela Escola Aluísio Carvalho de Oliveira. Esta obra convida a criança a explorar, questionar, criar, inventar e sonhar, despertando a curiosidade para um mundo de muitas descobertas.

Durante a troca do livro “O colecionador de porquês”, Alexandre Viebrantz , personagem da história, visitou as escolas e conversou com as turmas sobre a importância dos alunos pesquisarem, buscarem respostas e não desistirem de seus sonhos. Os alunos ficaram encantados com a história e com Alexandre que deu até autógrafos.

Mais sobre o Projeto

Segundo Cristina Marques, presidente do Instituto Evoluir, o Projeto Preservar – Livro e Leitura tem como objetivo praticar atitudes ambientalmente responsáveis e resgatar valores como a herança cultural, amor e respeito à natureza. “Trocar o livro pelo reciclável é uma forma de conquista do seu patrimônio pessoal e educar para a preservação”, completa.

Neste ano, o projeto envolveu 1.329 alunos, de pré-escola ao 5º ano, de escolas municipais Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees, José Pasqualini e São José, dos quais 989 de ensino fundamental e 340 alunos da educação infantil. O projeto iniciou em 2015 com nome de “Livro Livre” e nas duas edições foram coletados 25.530 quilos de reciclados em Corupá.  Neste ano ocorreu de 14 de setembro a 9 de novembro, totalizando 9.488,3 quilos de materiais recicláveis recolhidos. Os pais auxiliaram as crianças com a reservar os materiais reciclados, que eram trazidos limpos, em sacos e caixas no dia agendado nas escolas. 

No Projeto Preservar – Livro e Leitura 2017, cada aluno conquistou cinco livros de literatura infantil, dos quais dois são de autoras corupaenses. As obras abordaram diversos temas, com sensibilidade e criatividade.

 

 Obras do Projeto Preservar Livro e Leitura 2017:

 

1-A Figueira – autora Marilei Silveira de Abreu: a troca ocorreu no dia 14 de setembro _ No livro Marilei conta a história da figueira sexagenária, que se transformou no maior símbolo da  Escola de Educação Básica Teresa Ramos, personagem que faz parte da vida de gerações e encanta quem a conhece.

1ª etapa – recolhidos 1.737,5 kg de material reciclável.

 

 

2-Agnes no Pomar de Delícias – autora Jiane Elisa Winter: a troca ocorreu no dia 28 de setembro –  Jiane Winter homenageou a figura de sua avó Agnes, a família, a beleza e inocência da infância e as delícias encontradas na vida junto à natureza.

2ª etapa – recolhidos 1.960, 3 kg.

 

 

3-Alice – autora Leoni Edite Narloch Cimardi: a troca ocorreu no dia 10 de outubro  – A autora Leoni Cimardi toca em um tema muito importante: o respeito à vida do animal de estimação. Escrita com sensibilidade, essa história mostra a responsabilidade de diferenciar para a criança a posse de um brinquedo com a de um ser vivo que precisa de amor, cuidado e a atenção.

3ª etapa – recolhidos 1.953 Kg

 

 

4-Os Macamigos –  autores Cristiano Sieves e Raquel Sieves: a troca ocorreu no dia 26 de outubro – Os autores escreveram a história de uma linda amizade entre dois macacos muito especiais, Kiko e Lico, um macaco surdo e outro ouvinte. Obra infantil com Libras (Língua Brasileira de Sinais).

4ª etapa – recolhidos 1.955,5 Kg

 

 

5-O Colecionador de Porquês –  autora Valcíria Lana de Souza: a troca ocorreu o dia 9 de novembro – A autora se inspirou em uma história real de nossa cidade, do corupaense Alexandre Viebrantz, que sempre foi referência em informática, desde jovem quando conquistou a premiação de um computador no “Projeto Preservar é Amar”, em 2004, pela Escola Aluísio. Essa obra convida a criança a explorar, questionar, criar, inventar e sonhar. 

*Colaborou com o texto Darci Rutsatz

 

Áurea J. Arendartchuk

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Corupá